Voltar à Página da edicao n. 466 de 2008-12-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 466 de 2008-12-23   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O programa espera agora fomentar os espaços comerciais da região

Modernização do Comércio apoia 27 projectos

Foram 27 os projectos no distrito apoiados pelo MODCOM, com 721 mil euros a fundo perdido. Maior parte do dinheiro foi para a Covilhã e Fundão.

> Notícias da Covilhã

O programa de Modernização do Comércio (Modcom) apoiou 27 projectos no distrito de Castelo Branco, atribuindo 721 mil euros de apoios a fundo perdido, anunciou na passada segunda-feira, 15, o secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro.
O governante participou numa sessão de apresentação dos resultados do Modcom em Castelo Branco, seguida de uma visita a algumas lojas.
O apoio cobre 35 por cento de um investimento total de dois milhões de euros de empresas e duas associações comerciais do distrito, uma em Castelo Branco e outra no Fundão. A maior parte dos fundos foram entregues a projectos nos concelhos do Fundão (254 mil euros) e da Covilhã (240 mil euros).
Segundo Fernando Serrasqueiro, em Janeiro “deverá haver condições” para arrancar uma nova fase do Modcom, com “pequenos arranjos” a partir da auscultação que o secretário de Estado tem feito em cada distrito. “Ainda faltam visitar seis distritos”, refere. Deverão ser disponibilizados valores da mesma ordem de grandeza, entre 20 a 24 milhões de euros. “Espero que haja uma boa adesão, até porque muita gente já percebeu que esta é a solução para se modernizarem os estabelecimentos, com um apoio de 35 por cento a fundo perdido, o que é uma situação muito satisfatória”, refere.
Ainda assim, aponta a “capilaridade” do comércio como uma dificuldade para fazer chegar a informação a todos os potenciais interessados.
No distrito de Castelo Branco, o número de candidaturas ao Modcom tem vindo a cair: foram 53 na primeira fase (aprovadas 27), 40 na segunda (aprovadas 16) e 34 na terceira fase (aprovadas 27). Os incentivos atribuídos nesta última fase (721 mil euros) são semelhantes aos da primeira fase, enquanto na segunda fase rondaram os 400 mil euros.


O programa espera agora fomentar os espaços comerciais da região
O programa espera agora fomentar os espaços comerciais da região


Data de publicação: 2008-12-23 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior