Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Igreja matriz de Vieira de Leiria

VIEIRA DE LEIRIA: Tradição mantém-se

Juntar a família em casa, comer o prato tradicional, ir à Missa do Galo e depois abrir os presentes: é desta forma que se celebra o Natal em Vieira de Leiria.

> Hugo Vieira

Este ano o Natal ficou marcado pela crise económica que assola o mundo. Vieira de Leiria não foge à regra e este ano a vila não teve o centro nem as ruas iluminadas, como em anos anteriores. Esta mudança não fez desaparecer o espírito natalício, mantendo-se a solidariedade, o amor e a alegria tão particulares desta época.
Carlos Vieira, residente em Vieira de Leiria há 25 anos, defende que apesar da "grande crise internacional e também nacional, onde já são visíveis a olho nu alguns focos de pobreza e muitas dificuldades sociais, é notório o empenho, a dedicação e a alegria nesta quadra festiva.”.

Vieira de Leiria é uma vila com um número significativo de emigrantes, que aproveitam esta data para regressar às suas origens e matar saudades da família. Os emigrantes vieirenses vêm da Alemanha, Suíça e sobretudo de França. 

O bacalhau cozido com batatas, as passas, as nozes e as merendeiras são o prato típico da Ceia de natal dos vieirenses. Depois do jantar de Natal, as famílias dirigem-se para a Igreja Matriz da vila, para celebrarem a Missa do Galo, que tem início às 23 horas. O afluxo elevado de pessoas na Missa do Galo é notório e confirma que em períodos de maiores dificuldades as pessoas procuram mais o conforto espiritual.

O padre da paróquia, Bertolino Vieira, destaca que um dos aspectos mais positivos do Natal é o “encontro das pessoas umas com as outras. As pessoas reunirem a família significa que a família é um valor importante para elas.”. Acrescenta ainda, que apesar de as famílias se juntarem nesta quadra, acredita que “isso não seja valorizado ao longo do ano, é a outra face da moeda. As pessoas vivem hoje condições humanas e familiares difíceis, muitas vezes as famílias desfazem-se, portanto, a nível familiar vivemos um ambiente bastante conturbado.”. A solidariedade é outro dos aspectos positivos que o padre Bertolino Vieira destaca do Natal, considerando-a mesmo “muito importante” se “não ficar reduzida a este momento, de outro modo, seria uma sensibilidade hipócrita, as pessoas reduzirem a este momento para dizer que sou solidário agora, amanhã passou o Natal esqueci-me”, conclui. O padre aponta também alguns aspectos negativos ao Natal, como o ambiente “consumista, materialista e de prazer imediato” que a sociedade vive. Refere ainda que esta situação “desvaloriza o sentido do Natal”.

Terminada a Missa do Galo, as famílias vieirenses regressam às suas casas para partilharem e desfrutarem dos presentes de Natal.

No dia 25, as famílias voltam a reunir-se para um almoço que, em Vieira de Leiria,  não tem um prato tradicional. 


Igreja matriz de Vieira de Leiria
Igreja matriz de Vieira de Leiria


Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior