Voltar à Página da edicao n. 467 de 2008-12-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 467 de 2008-12-30   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

OLIVEIRA DE AZEMÉIS: a magia do Natal

Em Oliveira de Azeméis o Natal é vivido intensamente no seio das famílias respeitando-se as tradições, pelo que o Nascimento do Menino Jesus é uma das celebrações religiosas mais aguardadas pelos oliveirenses.

> Catarina Soares

A cidade de Oliveira de Azeméis enche-se de pessoas que percorrem com grande euforia as ruas, decoradas pela iluminação de Natal, para fazerem as compras de última hora na véspera da consoada. Apesar do esforço dos lojistas em apelarem ao comércio tradicional, os grandes centros comerciais são a opção escolhida na hora de fazer compras.
Por esta altura, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis organiza diversas actividades na praça da cidade, nomeadamente a vinda do Pai Natal para recriar a magia do Natal e animar as crianças. O comboio turístico é outra das iniciativas desenvolvidas pela Câmara com a finalidade de levar os munícipes e curiosos a conhecer melhor a cidade, ao som da música natalícia que se faz ouvir a cada esquina.
Os tempos passam, mas a tradição mantém-se viva ao longo do tempo. A ceia de Natal dos oliveirenses é passada na companhia da família e conta com o tradicional bacalhau com couves e batatas cozidas, regadas com muito azeite e polvo grelhado na brasa. As doçarias como rabanadas, sonhos, filhós, queijadas de leite e o tradicional bolo-rei sentam-se à mesa com as famílias neste dia especial.
Antes de o relógio soar as doze badaladas, as famílias deslocam-se à igreja para assistirem à Missa do Galo e beijarem os pés do menino Jesus. Depois da cerimónia religiosa, adultos e crianças, regressados a casa, abrem os presentes que o Pai Natal deixou debaixo da árvore de Natal. Antigamente, como refere Sara Costa de 72 anos, “era o menino Jesus que deixava as prendas no sapatinho, que era pendurado na lareira”, pelo que o uso da árvore de Natal é “uma modernice”. 
No dia 25, dia de Natal, pela manhã, são muitos os que assistem à missa de Natal para comemorarem o Nascimento de Jesus. À hora do almoço as famílias voltam a reunir-se para saborearem o peru no forno ou o cabrito assado. A tarde é passada entre visitas a casa dos familiares.






Data de publicação: 2008-12-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior