Voltar à Página da edicao n. 470 de 2009-01-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 470 de 2009-01-20   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Lançamento do livro

Lembranças Fotográficas

Lembranças Fotográficas, de António Silveira Catana, traz recordações, a uma terra de tradições.

> Filipa Seita Machado

No passado sábado, 17 de Janeiro, António Silveira Catana, professor de História aposentado, lançou mais um livro sobre terras raianas ou “arraianas”, como gosta de dizer. Intitulado de “Lembranças Fotográficas”, o livro foi lançado no Fórum Cultural de Idanha-a-Nova, pelas 17 horas e 30 minutos, contando com a presença de muitos idanhenses e alguns convidados especiais, como o presidente de Câmara Municipal, Álvaro Rocha, o padre Adelino Américo Lourenço, da paróquia de Idanha-a-Nova ou o Coronel Pires Nunes.
O livro Lembranças Fotográficas faz parte de uma profunda recolha de fotografias, dados e informações que o investigador compilou depois em livro com a ajuda de vários idanhenses. Neste “álbum”, são relatados vários acontecimentos importantes, como a devoção à Senhora do Almortão, a construção da barragem Marechal Carmona e a miséria do trabalho na altura, a história da Misericórdia, as touradas à vara larga, a gastronomia de boda e de caça, incluindo os famosos bolos “borrachões”, entre outros dados e acontecimentos históricos da região.
Na apresentação foi destacada a qualidade da investigação realizada, de modo a que as tradições mais antigas da terra não se percam no tempo e na história. Esta obra é uma homenagem às gerações passadas e seus saberes e artes, pois, como referiu António Catana, “reconhecemos e orgulhamo-nos do valor das pessoas humildes de outrora.”.Este livro junta-se à extensa obra já escrita por António Silveira Catana, professor de História reformado, desde sempre dedicado à investigação, ao estudo e à preservação do património histórico e cultural da sua região.

 


Lançamento do livro
Lançamento do livro "Lembranças Fotográficas", o autor António Silveira Catana a discursar


Data de publicação: 2009-01-20 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior