Voltar à Página da edicao n. 470 de 2009-01-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 470 de 2009-01-20   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Durante a assinatura da escritura, no dia 6 de Dezembro

Projecto da Confraria da Broa e do Bolo Negro em andamento

Está em criação na freguesia de Loriga, concelho de Seia, a confraria da broa e do bolo negro. No próximo dia 24 de Janeiro irá ser realizada uma reunião com vista à preparação da Assembleia Geral onde será aprovado o regulamento interno.

> Silvia Pereira

A ideia para a criação de uma confraria do bolo negro e da broa de Loriga nasceu de uma pequeno grupo. Como explica o presidente da freguesia, Maurício Moura,”o objectivo da iniciativa é a divulgação dos produtos tradicionais exclusivos da freguesia: o bolo negro e a broa de milho . É também uma forma de promover os produtos regionais e as tradições gastronómicas da região”, diz ainda Maurício Moura.
Os produtos em questão são fabricados actualmente pela panificadora “Loripão”. Joel Santos, um dos padeiros da empresa, destaca que “a broa e o bolo negro são fabricados segundo a receita original e em fornos a lenha tradicionais, tal como se fazia antigamente. Só assim é que se consegue manter o sabor dos produtos.”
No  dia 6 de Dezembro foi já assinada a escritura do da confraria. No total, o documento foi assinado por 32 pessoas, destacando-se o presidente da câmara de Seia, Eduardo Brito, o presidente da Junta de freguesia de Loriga, Maurício Moura, a responsável pelo Museu do pão, Laura Quaresma, e várias personalidades do ramo da panificação. A cerimónia foi realizada no local bastante simbólico: um edifício onde já funcionou uma padaria e que contém ainda um forno tradicional.
No próximo dia 24 de Janeiro irá ser realizada uma reunião de preparação para a assembleia-geral, mas só em Fevereiro serão eleitos os órgão sociais  da confraria.


Durante a assinatura da escritura, no dia 6 de Dezembro
Durante a assinatura da escritura, no dia 6 de Dezembro


Data de publicação: 2009-01-20 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior