Voltar à Página da edicao n. 472 de 2009-02-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 472 de 2009-02-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Bruno Pais foi o melhor atleta no Jamor

Bruno Pais e Maria Areosa vencem no Jamor

A terceira edição do Duatlo BTT Jamor conheceu um novo recorde de inscritos numa prova de duatlo/triatlo a nível nacional. Bruno Pais foi o vencedor desta etapa onde estiveram presentes 850 atletas.

> Urbi

A chuva estava prevista e chegou bem cedo, quando decorria a iniciativa “Correr no Jamor”, uma prova de cinco quilómetros de atletismo, integrada no programa do III Duatlo BTT Jamor em Festa/Sportlife, que decorreu no passado domingo, 1 de Fevereiro.
Tempo que se manteve inalterado até bem perto das 10.30 da manhã, hora a que teve início a prova principal, com mais de 600 participantes. Em discussão estava a etapa inaugural da Taça de Portugal de Duatlo BTT. Lino Barruncho (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) e Santiago Arnês (Diablillos de Rivas) eram os principais candidatos ao triunfo, mas foi João José Pereira quem assumiu a liderança nos primeiros cinco quilómetros de corrida, com passagens perto da pista de canoagem e dos courts de ténis.
O jovem do Alhandra Sporting Clube foi o primeiro a chegar ao parque de transição, instalado juntos aos campos de futebol. Seguiram-se Miguel Arraiolos (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Lino Barruncho e Bruno Pais. Pouco depois, foi a vez de João Silva, também do Clube Olímpico de Oeiras, iniciar o segmento de BTT, assim como Ruben Costa, um dos elementos do Sporting Clube de Portugal, clube que este ano se estreia no triatlo, e o madeirense Tiago Silva (Ludens Clube de Machico). O espanhol Santiago Arnês foi o 12.º atleta a chegar ao parque.
Os 18 quilómetros de BTT disputaram-se na Mata do Complexo Desportivo do Jamor. Bruno Pais, campeão nacional de triatlo, assumiu o comando da prova ainda na primeira volta, com Lino Barruncho, João Pereira, Marco Sousa e Santiago Arnês, Campeão do Mundo de Duatlo Green Cup, no seu encalço.
No entanto, nenhum destes atletas conseguiu superar o triatleta olímpico (17.º classificado em Pequim 2008) e Bruno Pais chegou isolado à segunda transição, partindo para os 2,5 quilómetros finais de corrida com confiança. Lino Barruncho e Santiago Arnês surgiram nas posições seguintes. Entretanto, João José Pereira já tinha desistido devido a problemas na bicicleta.
Na última corrida não se registaram alterações classificativas entre os três primeiros e assim Bruno Pais tornou-se o vencedor da terceira edição do Duatlo BTT do Jamor, com o tempo de 1h11m29s. O atleta do Sport Lisboa e Benfica deixou Lino Barruncho, que ganhou as edições anteriores, a um minuto e oito segundos e o espanhol Santiago Arnês a um minuto e 29 segundos.
O quarto lugar pertenceu ao estreante Marco Sousa (1h14m22s), seguindo-se Rui Dolores (Amiciclo de Grândola) com 1h17m12s, José Mário Ribeiro (SR Camarnal/Seguros Contacto/IKA/Hilzy) com 1h17m47s, Ricardo Marinheiro (01h18m08s), Miguel Arraiolos (1h18m22s) e Tiago Silva (1h18m41s).
Na prova feminina, Maria Areosa (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras) controlou do princípio ao fim, sendo a sucessora de Vanessa Fernandes, vencedora das duas edições anteriores, que desta vez só assistiu à uma vez que recupera da lesão contraída na clavícula. Maria Areosa terminou o Duatlo do Jamor com o tempo 1h31m11s.
A segunda posição ficou para Andreia Moço, que esta época reforçou o Alhandra Sporting Clube, e o pódio ficou completo com a espanhola Ines Concepción, do Bricoblock/Esproten/Tritoledo. Seguiram-se Celina Carpinteiro, Joana Marques (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Carla Ribeiro (Ginásio Clube de Sines), Bárbara Clemente (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras) e Nadine Almeida (Alhandra Sporting Clube).
Filipa Ferreira, do Alhandra, foi a primeira atleta feminina a desistir, logo no início do BTT, numa altura em que seguia na terceira posição. A colega de equipa Ana Filipa Sampaio também abandonou a prova mais cedo, assim como Mariana Costa, do Clube Olímpico de Oeiras, ela que era segunda classificada desde o início da prova.
Taça de Portugal
Na competição por equipas, neste caso na etapa inaugural da Taça de Portugal, o Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras venceu em masculinos e femininos. No sector masculino, o SR Camarnal/ Seguros Contacto/IKA/Hilzy e Diablillos de Rivas foram as restantes formações presentes no pódio, enquanto no sector feminino, foram as equipas do Alhandra Sporting Clube e do Bricoblock/Esproten/Tritoledo.
As classificações completas estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
O III Duatlo BTT Jamor em Festa/Sportlife foi organizado pelo Clube Olímpico de Oeiras em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, o Instituto do Desporto de Portugal e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.


Bruno Pais foi o melhor atleta no Jamor
Bruno Pais foi o melhor atleta no Jamor


Data de publicação: 2009-02-03 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior