Voltar à Página da edicao n. 472 de 2009-02-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 472 de 2009-02-03   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Covilhã conta agora com um movimento de jovens para a cidadania

Covilhã com movimento de jovens

Despertar consciências e incentivar a cidadania são duas das muitas metas do Movimento de Jovens da Covilhã. Uma associação que está a nascer na blogosfera, mas que também tem já acções na vida pública da cidade.

> Eduardo Alves

Aproveitaram o grupo de intervenção escolar e deram asas a várias ideias. O Movimento de Jovens da Covilhã surgiu em Outubro com a criação de um grupo de intervenção escolar na escola secundária Quinta das Palmeiras. Este movimento, que começou por se designar de “PLUR” depressa levou os seus promotores a pensarem de forma mais abrangente e a alargarem os seus objectivos. João Nuno Mineiro, um dos fundadores adianta que “depressa nos apercebemos que os nossos objectivos não se poderiam ficar unicamente pelas escolas mas sim por toda a sociedade. Foi nesse sentido que criamos um movimento de intervenção cívica – Movimento de Jovens da Covilhã”.
Este é um movimento de jovens estudantes da cidade da Covilhã que pretende despertar consciências, incentivar a cidadania, a participação cívica e promover uma consciencialização social global que desperte valores como a igualdade, a justiça, a liberdade e a paz. O grupo inicial foi composto por João Nuno Mineiro, Hugo Matos, João Baptista, Rúben Nunes e Áurea Inês da escola Quinta das Palmeiras, mas conta já com Maria Couto, Daniela Saraiva, Vera Palos.
Entre outras iniciativas o movimento organizou a manifestação de estudantes do ensino secundário, na Covilhã, no passado dia 13 de Outubro de 2008; fez uma promoção dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e organizou na escola Quinta das Palmeiras um debate sob o tema: Portugal: Défice energético e equilíbrio ambiental, com Manuel Dionísio da EDP e José Amoreira, representante da associação cultural e ambiental – Amigos da Serra da Estrela, como oradores. A mais recente iniciativa deste movimento foi a organização de uma vigília pela Paz na Faixa de Gaza, que teve lugar na Praça do Município, no passado dia 23 de Janeiro.
Para além destes eventos, o Movimento de Jovens da Covilhã assume-se com um centro de discussão, de debate de consciencialização e de luta jovem, onde a cidadania, a participação e o activismo são os pontos-chave para a criação de uma sociedade mais justa. As actividades e eventos do novo organismo podem ser seguidas através do blog oficial.


A Covilhã conta agora com um movimento de jovens para a cidadania
A Covilhã conta agora com um movimento de jovens para a cidadania


Data de publicação: 2009-02-03 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior