Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Fundadores da Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior - Orquestra Académica Já B'UBI & Tokuskopos

Já B’UBI divulga projectos

Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior – Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopos, irá lançar este ano Cd para assinalar os 20 anos de existência.

> Sofia Creoulo

Como forma de assinalar os 20 anos de existência, a Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopos , irá lançar no mês de Abril um Cd com o reportório das músicas mais aplaudidas, desde que surgiu. Para além do lançamento do Cd, a Tuna Masculina pretende realizar no mês de comemoração dos 20 anos, Abril, um festival com a participação de 20 Tunas.

 Pedro Venâncio, Tuno da Orquestra com as funções de porta-estandarte afirma que “a Tuna Já B’UBI & Tokuskopos, está a preparar um pacote de actividades variadas, que já estão em cartaz, mas ainda não se encontram inteiramente fundamentadas”.

Para cativar novos alunos, nos últimos dois anos, a Orquestra tem dinamizado a sua imagem, criando eventos, arraiais, festivais de Tuna. Este ano, a Tuna conseguiu cativar mais dez Caloiros, contando, neste momento com 15 Tunos e 12 Caloiros. Na Tuna, os estudantes podem aprender a tocar um instrumento, “ e quando saem possuem, já uma aprendizagem musical, um instrumento e muitas histórias para contar”, como explica o Tuno Pedro.

Os apoios de varias entidades, como a Associação Académica, a Câmara Municipal da Covilhã e a IPJ, têm sido um importante pilar para esta associação. As várias actuações que se realizam durante o ano, nos mais variados pontos do país e estrangeiro são importantes para a divulgação da Orquestra Académica. A imagem de marca dos calções às bolinhas pretas simboliza a neve da serra. Outra imagem caracteristica, com que a Tuna, também conta é com a do SuperKopo, a mascote, assim como o nome Já B’UBI & Tokuskopos. Para Pedro Venâncio o Superkopo a imagem através da qual se dão a conhecer. "O copo identifica logo a Tuna, e é uma maneira engraçada de solicitar a Tuna, em vez de ser pelo nome é pelo copo”. Já o nome da Orquestra, para Pedro “é um que se torna engraçado porque conjuga o nome da Universidade, UBI, e transmite o espírito que a Tuna tem, além de ter surgido a partir de um grupo de boémios da noite”.

Um dos lemas que a Tuna preza em cumprir é o divertimento de todos os elementos, mesmo antes do divertimento do público, pois só com a boa disposição mantida em palco é que se consegue transmiti-la ao público. As actuações que considerão mais importantes são a Recepção ao Caloiro, visto que são feitas em casa e porque, também é nessa actuação que se verifica a transição dos Caloiros Estagiários a Caloiros de Tuna As músicas mais tocadas são as Bezanas, a Recepção, a Garraiada e o Zé do Galho.

Desde o início, a Orquestra Académica mantém-se fiel ao padrinho que sempre apoiou a Tuna: Manuel Fernando, funcionário da Sasubi, no bar do Pólo Ernesto Cruz. "O Sr. Manel é uma pessoa exemplar no que respeita às vivências do espírito académico. Para quem não sabe o Sr. Manel não é apenas o padrinho da nossa Tuna como é também o padrinho da latada”, refere Pedro Venêncio.

            A Já B’UBI & Tokuskopos, deixa ainda um apelo aos que estejam interessados em ingressar na Tuna. “Penso que ninguém vive totalmente a vida académica, até vir para a Tuna, porque o ambiente que se vive é espectacular e único. Conhece-se muitas pessoas de diferentes áreas e há sempre a oportunidade de conhecer o país e o estrangeiro, para não falar que é uma lição de vida”, como frisa o porta-estandarte, Pedro Venêncio. Os ensaios da Tuna Académica Masculina da Universidade da Beira Interior – Orquestra Académica Já B’UBI & Tokuskopos, realizam-se todas as quartas-feiras, pelas 21:30 horas, na Associação Académica (B.A.).


Fundadores da Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior - Orquestra Académica Já B'UBI & Tokuskopos
Fundadores da Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior - Orquestra Académica Já B'UBI & Tokuskopos


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior