Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Logótipo do Núcleo de Arquitectura.

NA'UBI a crescer

Com quatro anos de existência o Núcleo de Arquitectura continua a desenvolver actividades que projectem o curso e que garantem maior conhecimento aos alunos.

> Inês Pinto Leite

O curso de Arquitectura abriu em 2003 e ao longo destes seis anos o curso tem mostrado na academia grande dinamismo por parte dos alunos. Criado em 2005 o NAUBI visa representar os alunos na Universidade e aumentar a visibilidade do curso, dentro da UBI e a nível nacional.

Com uma nova direcção desde Novembro, cujo lema é “a continuação do trabalho feito no passado a pensar no futuro”, Marco Santos sucede a João Rey, actual presidente da AAUBI.

Para o actual presidente do núcleo o principal objectivo é “representar todos os alunos inscritos em Arquitectura, e promover actividades que enalteçam a imagem do curso”.

Na ânsia de continuar o trabalho da antiga direcção do núcleo, a Lista A compilou uma série de objectivos, definindo tarefas para o seu mandato. Como a maioria dos elementos já tinha trabalhado com João Rey, a principal preocupação era dar continuação às iniciativas que se desenvolveram no ano passado. Uma delas é a Revista NAUBI, a revista do núcleo sobre Arquitectura. A primeira edição foi publicada em 2008, e o núcleo quer continuar a fazê-lo. “Mostrar os melhores trabalhos dos alunos de cada ano” é um novo desafio para a revista, esclarece Marcos Santos.

Outro projecto desencadeado pelo NAUBI são as Conferêcias de Arquitectura. Organizadas há já quatro anos, têm a duração de uma semana e trazem à UBI nomes sonantes da Arquitectura nacional e internacional. Durante as conferências desenvolvem-se trabalhos e workshops que oferecem aos alunos do curso uma maior experiência e contacto com o mundo do trabalho. As Conferências têm lugar na primeira semana de Março e contam, este ano, com Jacinto Rodrigues, professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que marcou presença no IV Ciclo de Conferências, do ano passado. Um dos principais objectivos do núcleo é “realizar conferências com maior qualidade e promover pequenos cursos e workshops”, salienta Marco Santos.

O presidente do NAUBI enumerou os objectivos primordiais do núcleo e garante que “o trabalho não passa somente pelo núcleo. Conta com a ajuda de todos, nomeadamente alunos e professores”, acrescenta.

A direcção do núcleo reúne-se às sextas-feiras de manhã para discutir e ajustar alguns projectos. A sala do núcleo está instalada no edificío de Arquitectura, o único edifício aberto de noite, local que o NAUBI tem-se preocupado em melhorar as suas condições, “instalando mais aquecimento e colocando uma máquina de café e comida”, diz Marco Santos.

A presidente da Assembleia Geral, Joana Carvalho considera que “o grupo é bastante bom” e que se entendem todos bem, motivo que, para Joana, está na base do bom funcionamento do núcleo.

João Rey, antigo presidente do núcleo e actual presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior fica contente por ver que o NAUBI ficou “bem entregue” e que se sente como “pai deste núcleo”.

 

Todas as informações e actualizações do núcleo podem ser encontradas online. No site oficial do NAUBI, poderão ser consultados os estatutos do núcleo, as conferências, e a primeira edição da revista.

O NAUBI terá sempre como função representar os alunos inscritos no curso, defender os seus direitos, e promover actividades de acordo com as suas necessidades.


Logótipo do Núcleo de Arquitectura.
Logótipo do Núcleo de Arquitectura.


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior