Voltar à Página da edicao n. 477 de 2009-03-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 477 de 2009-03-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Batista Bastos fala sobre a sua obra literária, na Covilhã (Foto: Wikipedia)

Batista Bastos na Covilhã

Um dos mais antigos jornalistas portugueses vai estar hoje na Covilhã. Batista Bastos é o convidado da iniciativa da autarquia local “Café Literário…”. O evento decorre no Covilhã Jardim.

> Eduardo Alves

Armando Baptista Bastos é o convidado de mais um Café Literário. Este evento, promovido pela Câmara da Covilhã Vai apresentar à “cidade neve”, um dos mais conhecidos jornalistas e escritores da actualidade. O escritor é o convidado do Café Literário de hoje, dia 10 de Março, que decorre no café bar Covilhã Jardim, pelas 21.30 horas. A iniciativa é aberta a todos os interessados.
Nasceu em Lisboa, a 27 de Fevereiro de 1934, onde frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e o Lycée Français Charles Lepierre. Iniciou a sua carreira jornalística aos 19 anos na redacção de “ O Século”, tendo posteriormente passado por inúmeros jornais, revista e televisão. Uma carreira de onde se destaca a subchefia da redacção de “O Século Ilustrado”, também a passagem pelas redacções do “Repúblixca”, “Europeu”, “Seara Nova”, “Época” e “Sábado”, entre outras.
Desempenhou funções de redactor da Agence France Press, em Lisboa e foi o fundador do semanário “O Ponto”. Actualmente é colunista no “Jornal do Fundão”, “Jornal de Negócios” e “Diário de Notícias”.
Para além do jornalismo, Batista Bastos distinguiu-se como romancista e ensaísta. Publicou vários títulos, entre os quais: “ O secreto adeus”, “Cão Velho entre flores”, “ Viagem de um pais e de um filho pelas ruas da amargura”, “Elegia para um Caixão Vazio”, “A Colina de Cristal”, “No interior da tua ausência” e “ As bicicletas em Setembro”, entre outros.
Como cronista, o seu último livro publicado foi “ A cara da gente”, em 2008. Um prosador da literatura portuguesa e também escritor da atmosfera social de Lisboa, pelas suas obras já recebeu diversos prémios e distinções.


Batista Bastos fala sobre a sua obra literária, na Covilhã (Foto: Wikipedia)
Batista Bastos fala sobre a sua obra literária, na Covilhã (Foto: Wikipedia)


Data de publicação: 2009-03-10 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior