Voltar à Página da edicao n. 481 de 2009-04-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 481 de 2009-04-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O rtancho folclórico vai recriar esta tradição secular

Rancho da Boidobra recria “Martírios”

As tradições do período pascal vão ser, mais uma vez, recriadas pelo Rancho Folclórico da Boidobra. No próximo dia 9 de Abril, quinta-feira Santa, este grupo etnográfico canta os “Martírios” pelas principais ruas da freguesia.

> Eduardo Alves

Todos os anos, na Quinta-feira Santa, o Rancho Folclórico da Boidobra recria o cantar dos Martírios nesta freguesia do concelho da Covilhã. Este ano, mais uma vez, no dia 9 de Abril a população vai pode ouvir, na Rua de Santo André, este cântico de natureza religiosa.
Para este evento, a iluminação pública irá ser interrompida, cerca das 22 horas ficando as ruas apenas com a luz de tochas colocadas para o efeito. O trânsito também está interdito no centro histórico. Dois elementos do grupo colocados nos pontos mais altos da vila, o campanário da igreja matriz e a janela mais alta, começarão a cantar:
“Já se o céu cobria de luto/O campo de várias flores/Já crucificaram Jesus/Por causa dos pecadores.” Uma iniciativa que conta com a representação dos membros do rancho folclórico, mas também é possível pelo apoio dos populares. Isto porque, nas ruas das freguesia, o silêncio total é mantido para que os dois “cantadores” possam declamar as suas ladainhas. Esta é uma tradição que se perde na noite dos tempos. Na Quaresma não se dançava e não se cantava, apenas se podiam entoar temas sacros ou que de algum modo
estivessem ligados com a religião, ou com a época que se vivia. Os Martírios são um exemplo bem vivo do que eram os cânticos religiosos pela altura da Quaresma. Cantam quadra por quadra todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na Cruz. Cada uma narra o sofrimento de cada parte do corpo, desde o cabelo aos pés. Eram cantados por duas pessoas, que o faziam alternadamente. Para finalizar este evento, o sino tocará três badaladas, sinal para todos os populares, do fim dos Martírios.


O rtancho folclórico vai recriar esta tradição secular
O rtancho folclórico vai recriar esta tradição secular


Data de publicação: 2009-04-07 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior