Voltar à Página da edicao n. 481 de 2009-04-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 481 de 2009-04-07   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Ferreira Pinto recebe hoje a distinção pelas mãos da ministra da Saúde

Ferreira Pinto distinguido com Medalha de Ouro

O médico urologista do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Álvaro Ferreira Pinto, foi distinguido pela Ministra da Saúde com medalha de Ouro, nas comemorações do Dia Mundial da Saúde.

> Eduardo Alves

Assinala-se hoje, dia 7 de Abril de 2009, o Dia Mundial da Saúde. Como forma de lembrar a data e a importância da mesma, a Direcção-Geral da Saúde tem prevista a realização de uma sessão comemorativa, no Auditório do Infarmed, no Parque da Saúde em Lisboa, presidida pela Ministra da Saúde, Ana Jorge.
Além das comemorações em torno dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, o programa contempla a atribuição do Prémio Nacional de Saúde 2008 e ainda a entrega de medalhas a diversas entidades e organizações que se destacaram pela intervenção tida no domínio da Saúde.
Assim, depois de ouvido o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Cova da Beira pela ARS Centro, o médico-urologista Álvaro Rascão Ferreira Pinto, foi seleccionado para receber das mãos da ministra uma medalha de ouro. “Homenagem mais que merecida”, segundo João Casteleiro, presidente do CHCB e que “nos deixa a todos muito honrados, por termos entre nós um médico, que mais que um exemplo de vida, foi e é uma inspiração para muitos profissionais e doentes”.
Álvaro Rascão Ferreira Pinto, nasceu a 8 de Junho de 1935, licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra no ano de 1960 e especializou-se em Urologia em 1964.
Para além da sua actividade como médico urologista “foi e é, a referência de várias gerações de médicos da Beira Interior”, acrescenta ao responsável máximo pelo CHCB. Criou o Serviço de Urologia no Hospital da Covilhã que prestava assistência a quase todos os doentes do Interior, desde o Douro ao Tejo. Desempenhou praticamente todos os cargos da carreira médica a nível deste hospital, tendo sido ainda membro da Associação Portuguesa de Urologia. Foi também membro de vários júris de concursos públicos.
Igualmente importante foi a sua participação cívica ao nível autárquico, tendo sido vereador da Câmara Municipal da Covilhã e presidente da Assembleia Municipal da Covilhã. Foi agraciado com a medalha de Ouro da Câmara da Covilhã em 2002, por lhe ser reconhecido o seu contributo para o prestígio do concelho.


Ferreira Pinto recebe hoje a distinção pelas mãos da ministra da Saúde
Ferreira Pinto recebe hoje a distinção pelas mãos da ministra da Saúde


Data de publicação: 2009-04-07 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior