Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Este ano, o Covilhã Downtown voltou a concentrar centenas de espectadores

Covilhã Downtown com mais de cem participantes

As “máquinas voadoras” de duas rodas voltaram às estreitas e íngremes ruas da zona antiga da Covilhã. Mais de cem concorrentes participaram no Covilhã Downtown 2009, no passado domingo, 19 de Abril.

> Eduardo Alves

O acidentado percurso da pista que tem início junto ao Parque Alexandre Aibéo e termina na Praça do Município fez da prova da Covilhã uma das mais difíceis do calendário nacional, mas também uma das mais desejadas. Por isso mesmo, a segunda prova do Troféu DHX Vodafone 2009, que teve lugar no passado domingo, 19 de Abril, contou com a participação de 107 ciclistas. 
Com um tempo primaveril e um domingo sem chuva foram muitos os populares que se deslocaram às estreitas ruas do centro da cidade para verem os participantes descerem todo o trajecto. Um circuito muito íngreme e técnico com obstáculos variados e pontos de grande perigo. O percurso, “considerado quer pelos principais riders, quer pelas várias publicações da especialidade, como o melhor a nível nacional, sobretudo devido às excelentes características de morfologia da cidade”, adianta a organização foi idêntico ao do ano passado. Com o início junto à zona do Parque Alexandre Aibéu, passou pela zona do Calvário e Escadinhas do Castelo, um dos pontos de maior perigo, que conduzia à Igreja de Santa Maria e terminava na Praça do Município, mesmo em frente à Câmara Municipal da Covilhã.
Toda a logística começou a ser preparada bastante cedo, quer pelos responsáveis do campeonato nacional, quer empresa local Geapro. As bicicletas começaram a rolar logo às 9 horas da manhã e só pararam perto das 13. Um tempo de treinos livres que foi aproveitado para adaptação ao circuito e afinação das máquinas. A prova decorreu no período da tarde, com duas mangas, uma primeira a ter início às 14 horas e a segunda às 17.
Este ano, a maior novidade do Covilhã Downtown foi mesmo na classificação. Paulo Domingues conseguiu o melhor tempo da prova, com um total de 1:25.162, destronando assim Emanuel Pombo, campeão DHX Vodafone 2008 e vencedor das três anteriores edições da prova covilhanense. No segundo lugar ficou Francisco Pardal, da Team Mondraker, com um total de 1:26.445. Um atleta que corre na categoria “juniores” e que este ano se começa a revelar como uma das grandes aspirações da modalidade em Portugal. O último lugar do podium foi ocupado por Luis Gonçalves, com um total de 1:26.866.
Emanuel Pombo, vencedor das anteriores edições, não foi além do 14º lugar, com um total de 1:30.168. Nesta prova onde participaram 107 atletas, dos quais, três de nacionalidade grega, um inglês, um brasileiro, um austríaco e dois espanhóis, o melhor tempo, para os internacionais, foi conseguido por Jason Davies, que com um total de 1:29.026 conseguiu o décimo posto. O melhor resultado nas mulheres foi conseguido pela brasileira Jullyana Santo, que ficou em 64ª lugar, com um total de 1:52.669.


Este ano, o Covilhã Downtown voltou a concentrar centenas de espectadores
Este ano, o Covilhã Downtown voltou a concentrar centenas de espectadores


Data de publicação: 2009-04-21 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior