Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Jovens lutram pelo podium em Belmonte

Jovens karatecas da região centro mostraram-se em Belmonte

Belmonte acolheu o Campeonato Nacional de Karaté. Na competição participaram as categorias de Infantis a Juvenis numa fase regional centro-norte. O torneio, organizado pela Associação Shotokan Karate-Do, foi muito bem recebido e registou uma grande afluência de pessoas da região centro.

> Marco Morais

O Karaté é uma modalidade que está em crescendo em Portugal. A sua prática já se regista há vários anos, mas é agora que ela apresenta uma subida no número de participantes capaz de se bater com outras modalidades, outrora mais escolhidas pelos portugueses.
As crianças são o principal indicador de como uma modalidade cresce, e para quem tinha dúvidas acerca do potencial do Karaté em Portugal, bastava deslocar-se a Belmonte no dia 5 de Abril e verificar com os seus próprios olhos um pavilhão completamente cheio, desde as bancadas até ao terreno de jogo.
Nas bancadas, os pais, vindos de sítios tão distintos como Leiria, Albergaria, Guarda e até Aveiro iam acompanhando as investidas (karate.mov) dos filhos que ambicionavam, eliminatória após eliminatória, a subida ao pódio final. No terreno, um enorme aparato (Karate2.mov) tornava confuso quem nunca havia seguido um campeonato de Karaté. Três tapetes, marcadores electrónicos, nove árbitros, organização, e os 270 participantes, eram novidade para um Gimnodesportivo que está habituado a receber dez jogadores a correr atrás de uma bola.
José Ilharco, organizador e instrutor-chefe (4º dan) explicou ao Urbi que “o Campeonato se disputava por eliminatórias definidas pelo sexo, escalão, idade e peso”. Ilharco enalteceu também o “espírito competitivo com que se disputou a competição e a moldura humana” que se registou no Pavilhão de Belmonte que contribuíram para “um dia diferente”. O instrutor-chefe agradeceu ainda ao Presidente da Câmara Municipal, Amândio Melo, reiterando que “sem ele nada disto seria possível”.
Todos os vencedores deste campeonato irão agora disputar a Fase Nacional que decorre dia 18 de Abril em Santarém. Quem, “com imensa pena”, não vai poder lá estar com os seus pupilos vencedores é José Ilharco, que se desloca ao Japão para frequentar um curso de instrutores, juntamente com o seu colega Daniel Cruz (2º dan).


Jovens lutram pelo podium em Belmonte
Jovens lutram pelo podium em Belmonte


Data de publicação: 2009-04-21 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior