Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As vitórias marcaram o primeiro dia de jogos da AAUBI

Primeiro dia de CNU’s muito positivo para a AAUBI

As equipas da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) entraram na fase final do Campeonato Nacional Universitário (CNU´s) com o pé direito. Um primeiro dia de competição muito positivo, onde as vitórias abrem boas perspectivas para os próximos dias.

> Ricardo Morais

A equipa de Basquetebol Feminino foi a primeira a entrar em competição. Depois de uma viagem longa, a equipa da AAUBI apenas teve tempo para chegar ao Pavilhão dos Coimbrões em Vila Nova de Gaia, onde iria defrontar a equipa do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
A equipa da UBI entrou mal na partida, o que deu uma larga vantagem à equipa da casa. Muitas perdas de bola e problemas em encontrar o caminho para o cesto marcaram o primeiro tempo, onde o IPP manteve sempre uma vantagem de dez pontos sobre a equipa da AAUBI. Com o passar do tempo, o cansaço foi tomando conta dos elementos da equipa serrana, e a falta de opções no banco, apenas dois elementos, não deu margem de manobra ao treinador Ricardo Antunes.
Depois de muito tempo com apenas onze pontos, a equipa da AAUBI conseguiu ultrapassar esta barreira e entrou num período em que a bola entrou mais vezes no cesto. No entanto, a equipa do IPP nunca perdeu o controlo do jogo e foi, aos poucos e sem dificuldade, aumentando a sua vantagem. No final, o marcador assinalava um pesado 78-17, a favor da equipa da casa.
Ricardo Antunes, o treinador da equipa da AAUBI, lamentou o resultado tão dilatado, salientado “ a falta de rotina entre as jogadoras, assim como o número reduzido de opções no banco, como os principais factores para um resultado tão pesado”.
A AAUBI estreava-se assim a perder nos CNU’S, mas não houve tempo para tristezas, uma vez que apenas uma hora e meia depois de terminar esta partida, a AAUBI esteve de novo em competição. Desta vez foi o Futsal Masculino que entrou em prova, no Pavilhão Municipal de Gaia, defrontado a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).
A equipa da Beira Interior entrou muito forte na partida, fazendo dois golos logo no inicio da partida, por intermédio de Fábio Nogueira e Diogo Madeira. Aquilo que parecia um jogo fácil, veio a revelar-se uma complicada tarefa. A equipa do Minho começou por reduzir a vantagem, empatou de seguida e ainda antes do intervalo, conseguiu dar a volta ao marcador.
Na segunda parte, a AAUBI entrou decidida e com vontade de virar de novo o jogo a seu favor. Pressionaram a equipa adversária, obrigando-a a jogar mal e acabaram por conseguir de novo chegar ao empate através de um golo de Marco Martins.
Nos últimos minutos, o desafio adivinhava-se intenso e complicado para ambas as equipas, mas acabou por ser a AAUBI a levar a melhor, com Fábio Nogueira a marcar o golo que daria a vitória à AAUBI, por um suado 4-3.
Ainda não tinha terminado o jogo masculino e já a participação feminina no futsal, tinha começado, no Pavilhão Municipal Professor Miranda de Carvalho, em Vila D’este. A AAUBI, uma equipa muito organizada, não teve dificuldades para vencer a equipa do IPP. No final, o marcador não deixava dúvidas quanto à melhor equipa em campo, 6-1 para a equipa da UBI.
Um dia intenso de competição para as diversas equipas da AAUBI, que terminou com a participação do Basquetebol Feminino. A equipa que tinha perdido de manhã, regressou ao pavilhão à tarde com outro espírito e uma nova atitude. Determinadas e confiantes, as jogadoras deram tudo para conquistar a vitória e conseguiram mesmo alcançar o triunfo, 33-27, foi o resultado final da partida.
Durante o dia, e em paralelo com as competições de equipas estiveram em prova os atletas do Badmington e do Ténis de Mesa. A competição que se desenrolou num só dia e ditou um encontro entre as duas atletas da AAUBI, na decisão do terceiro e quarto lugar. Sofia Martins foi mais forte que Cândida Santos, conquistando desta forma, a primeira medalha para a AAUBI nestes CNU’S. Sofia Martins ficou em terceiro lugar e Cândida Santos em quarto. As atletas que vão competir, amanhã, dia 21 de Abril, mas agora em pares.
Os CNU’s que este ano, pela primeira vez, juntam mais de dois mil estudantes do ensino superior num campeonato, algo que nunca tinha acontecido, uma vez que a prova se costumavam dividir por vários dias, não se concentrando numa semana. A organização conjunta entre o Instituto Politécnico do Porto e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) juntaram atletas de quinze modalidades.
A cerimónia de abertura realizou-se no Pavilhão Municipal de Gaia e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, do presidente do IPP, Vítor Correia Santos e ainda do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, além dos atletas e dos olímpicos Rosa Mota e Nuno Fernandes.


As vitórias marcaram o primeiro dia de jogos da AAUBI
As vitórias marcaram o primeiro dia de jogos da AAUBI


Data de publicação: 2009-04-21 00:25:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior