Voltar à Página da edicao n. 488 de 2009-05-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 488 de 2009-05-26   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O programa da UBI ficou em segundo lugar no concurso da Microsoft

Microsoft premeia alunos da UBI

Um programa informático desenvolvido por três alunos da UBI, com a orientação de dois docentes, conseguiu o segundo lugar no concurso “Imagine Cup”, da Microsoft. De entre os 1500 projectos iniciais, o da UBI foi seleccionado para a fase final, onde alcançou o segundo lugar.

> Eduardo Alves

Colocar a informática e os novos recursos tecnológicos ao serviço dos mais carenciados é talvez a finalidade primordial do programa desenvolvido por André Barbosa, David Mota e Tiago Barbosa, com o apoio dos docentes Gaël Dias e Simão Melo de Sousa. O programa designado por “Sharing Spot”, “consiste numa rede social de partilha de bens, cujo intuito é facilitar o processo de doação de objectos que podem não ter utilidade para umas pessoas, mas que são essenciais para outras”, explica Gaël Dias.
Esta inovação levou até ao segundo lugar do podium, os três estudantes da academia covilhanense. Um projecto que ganhou relevância entre os 1500 que este ano participaram no Imagine Cup 2009, oriundos das mais diversas instituições universitárias portuguesas.
A equipa da UBI foi à Culturgest, em Lisboa, no passado dia 19 de Maio, apresentar este projecto centrado na área da solidariedade. O “Sharing Spot” mereceu o destaque do júri “pela sua originalidade, arquitectura e também, qualidade da sua implementação” sublinha Simão Melo de Sousa.
O Sharing Spot pretende funcionar como uma rede global à escala mundial, sem fins lucrativos, acessível a todos. Um software que permite aproximar as populações às instituições de cariz social e permite o reencontro das pessoas tornando-se numa rede de amigos reais. Um software que recorre às mais recentes tecnologias da Microsoft “para tornar o processo de doação completamente simples”, acrescentam os alunos, mentores deste projecto. Com esta nova ferramenta informática, qualquer pessoa pode colocar on-line roupas e outros objectos que já não utilize e desta forma estes serem vistos por outras pessoas ou instituições que os vão encaminhar para quem tem mais necessidades. Desta maneira, a partilha e doação de roupas, bens primários e outros ganha agora novos contornos e meios modernos.
Para tal, o “Sharing Spot” implementa uma aplicação web para computadores e uma aplicação para as novas gerações de PDA’s com Internet e uma ligação para o Windows Live Messenger em telemóveis. Mas mais importante ainda, “é o facto do Sharing Spot ser uma comunidade de benfeitores do Messenger (MSN), a rede social da Microsoft de utilização massiva no mundo inteiro. Os doadores são simplesmente utilizadores do Windows Live Messenger. Todos nós, membros da comunidade  MSN podemos ser benfeitores graças ao sharing spot, a uma distância de um click”, refere Simão Melo de Sousa.
Um programa que já está a ser posto em prática por várias associações de cariz social da região. O trabalho agora premiado pela Microsoft foi desenvolvido em estreita colaboração com as acções sociais das Câmaras da Covilhã e do Fundão e a associação CARITAS. Com o “Sharing Spot”, estas entidades sociais “ganham uma capacidade melhorada de captação de bens para a doação (localização dinâmica, levantamento, estado, etc.) assim como uma gestão e um controlo melhorado
do próprio processo da doação com análise estatísticas”, explica Gaël Dias. O docente que acompanhou o desenvolvimento de todo o programa, vai mais longe e acredita que o “Sharing Spot pode funcionar como um ‘barómetro social’ para os poderes públicos do Estado, para que estes tenham a visão realista e exacta das necessidades das populações”.
Mas para além de funcionar como uma base de doações e de pedidos de objectos, o programa da UBI funciona também como rede de amizade. Daí que uma outra vantagem desta ferramenta seja também a de aproximar as próprias associações permitindo um verdadeiro funcionamento em rede das mesmas. Por exemplo, “um
bem disponível junto do raio de acção duma entidade social pode ser levantada por esta e ser levada junto de outra entidade social parceira que sabe dar continuação ao processo de doação”, descrevem os alunos que desenvolveram o projecto.
Neste momento todo o programa está em fase de desenvolvimento e pode ser visto na sua página de teste. Alunos e docentes entraram já em contacto com algumas das entidades parceiras, nomeadamente a Loja Social do Fundão e a Câmara da Covilhã, no sentido de ampliar o projecto, estando a desenvolver um plano de negócio para o software e as suas aplicações.

> nicolauorama @ gmail . com em 2009-06-16 10:13:34
Parabens! Tomei conhecimento do vosso projecto pela radio, e fiquei muito contente com a ideia e por terem ficado tao bem qualificados no concurso. agora niguem vai ter desculpa pa nao ajudar o proximo! :) ficamos a espera do site em producao!!! pensem tambem em alargar o projecto; ha malta portuguesa espalhada por todo o mundo, era uma boa maneira de espalhar a ideia e quem sabe ganhar patrocinios(via Star Tracker por exemplo). Mais uma vez, parabens!


O programa da UBI ficou em segundo lugar no concurso da Microsoft
O programa da UBI ficou em segundo lugar no concurso da Microsoft


Data de publicação: 2009-05-26 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior