Voltar à Página da edicao n. 488 de 2009-05-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 488 de 2009-05-26   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Azeitona conseguiu já diversos prémios

“Azeitona” distinguido como melhor filme português

É mais um importante prémio para o Cinema da UBI. A curta-metragem “Azeitona” que já obteve várias distinção na sua curta existência, ganha agora a distinção de melhor filme português.

> Eduardo Alves

A curta-metragem “Azeitona”, de Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos, realizada no âmbito do Mestrado em Cinema–Realização da Universidade da Beira Interior (UBI), foi considerada, por um júri internacional, o melhor filme nacional na mostra organizada pela Escola Superior Artística do Porto, que teve lugar entre os dias 12 a 16 de Maio.
O filme “Imergir”, de Tito Fernandes, outra produção da UBI concretizada no âmbito do mesmo Mestrado, mereceu igualmente uma Menção Honrosa por parte do júri. Em exibição esteve ainda “Ubíquo”, de Bruno Costa, Gabriel Jacinto, Jaromir Wimmer, Luís Noutel, Miguel Ribeiro, Tiago Carmo e Vítor Rosa, uma curta-metragem de projecto final da licenciatura em Cinema da UBI. Uma distinção obtida num festival onde estiveram em análise mais de 40 obras.
Para além da UBI, estiveram representadas as seguintes escolas portuguesas: Escola Superior Artística do Porto, Universidade Católica, Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Lusófona.
As escolas internacionais presentes foram a Baltic Film School, a Academia de Artes de Belgrado, a Escuela de Cine de Barcelona, a London Film School, a Academia de Música e Teatro da Lituânia, a Escuela 9 Zeros de Barcelona e a UNACT – Universidade de Teatro e Cinema da Roménia. As obras apresentadas a concurso por esta última instituição foram distinguidas com o Grande Prémio da mostra. Os trailers dos filmes, bem como as respectivas fichas técnicas podem ser vistos no site do UBICinema.


Azeitona conseguiu já diversos prémios
Azeitona conseguiu já diversos prémios


Data de publicação: 2009-05-26 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior