Voltar à Página da edicao n. 491 de 2009-06-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 491 de 2009-06-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Vários temas estão a ser debatidos neste encontro

Economia Mundial em debate na UBI

São mais de 300 investigadores e académicos da área da Economia, que durante quatro dias estão reunidos na UBI para analisar, debater e apontar algumas soluções face à crise mundial instalada. Esta reunião, do Congresso Internacional de Economia Aplicada, decorre pela primeira vez em Portugal.

> Eduardo Alves

José Pires Manso é o único investigador português membro dos corpos directivos da Asociación de Economia Aplicada (ASEPELT), que promove o Congresso Internacional de Economia Aplicada. Por isso mesmo é o rosto mais procurado, por estes dias, nos corredores do Ernesto Cruz. Os anfiteatros do Pólo IV da UBI recebem os mais de 300 investigadores e académicos da área da Economia, que participam no ASEPELT'09 – XXIII Congresso Internacional de Economia Aplicada.
Pensar a “economia a larga escala” é um dos objectivos deste evento. Pires Manso começa por explicar que “por isso mesmo os quatro dias de trabalho vão incidir em 16 áreas temáticas”. Macroeconomia, Análise Financeira, Economia do Ambiente, entre outros assuntos, dominam este encontro.
Um trabalho que é realizado, pela primeira vez em Portugal e que mostra bem “a dimensão da UBI, no território ibérico”, mas também “a capacidade dos seus docentes e o reconhecimento do trabalho destes, juntos dos pares”. Ao todo “foram mais de 400 comunicações, cindas um pouco de todo o mundo, que acabaram por ser submetidas ao encontro”. Contudo, 30 por cento das mesmas “acabaram por ser recusadas”, explica o docente da UBI. Isto porque, “o grau de exigência neste evento é bastante elevado”, remata. Para já, existe também uma publicação com as principais linhas de acção deste evento e uma plataforma digital onde estão incluídos todos os trabalhos apresentados.


Vários temas estão a ser debatidos neste encontro
Vários temas estão a ser debatidos neste encontro


Data de publicação: 2009-06-18 22:42:31
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior