Voltar à Página da edicao n. 492 de 2009-06-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 492 de 2009-06-23   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Romeu Afonso, aluno da UBI, passa agora a árbitro de 1ª categoria

Dois árbitros da Covilhã na primeira categoria

Romeu Afonso, aluno da UBI, é o mais recente árbitro da região a subir à primeira categoria de futsal. As classificações foram divulgadas esta semana e Carlos Xistra está agora em sexto lugar.

> Eduardo Alves

A quinta posição na tabela classificativa da segunda categoria de árbitros leva Romeu Afonso até ao patamar mais alto desta modalidade. O jovem covilhanense e aluno do curso de Ciência Política e Relações Internacionais vai, a partir de Setembro, ser árbitro de 1ª Categoria.
Na sua sexta época ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol, Romeu Afonso chega agora aos lugares cimeiros da arbitragem. Aos 19 anos, Romeu Afonso começou por arbitrar jogos de futebol e de futsal. Contudo, há seis anos que esta última modalidade lhe permitiu integrar os quadros da FPF. Desde então tem vindo a dedicar-se às arbitragens, conseguindo mesmo ser o primeiro árbitro, na Associação de Futebol de Castelo Branco, a subir em dois anos consecutivos nos quadros da FPF. Isto porque, no ano passado tinha já conseguido chegar à 2ª categoria e agora passa para a primeira.
Este trabalhador estudante tem agora “expectativas bastante elevadas”, em relação à próxima época que começa já em Setembro. O principal objectivo “passa por manter-me na 1ª categoria e conseguir arbitrar um jogo dos ditos ‘grandes’”, refere.
A passagem ao escalão máximo vai agora dar a possibilidade ao jovem covilhanense de arbitrar todos os jogos de futsal, em termos de campeonatos nacionais, onde se incluem, os da 1ª Liga.
Com 29 anos, Romeu Afonso confessa-se um apaixonado pela arbitragem e mesmo fora das quatro linhas tentar divulgar este gosto. Nesse âmbito considera também como uma “grande conquista” a criação do primeiro blog sobre arbitragem, no distrito de Castelo Branco. Títulos que dedica, à esposa e à filha e também aos dois colegas de campo: Hélio Rabasquinho e Bruno Duarte. Para além destes, “estas distinções devem-se também a Manuel Pires, um verdadeiro amigo que me ensinou tudo o que sei de arbitragem”, sublinha.
Carlos Xistra foi considerado o sexto melhor árbitro, a nível nacional, no que respeita à primeira categoria de futebol. Uma classificação que o coloca dois lugares acima do resultado alcançado no ano passado. Em declarações à Rádio Cova da Beira, Xistra mostrou-se contente com esta posição. Segundo o árbitro covilhanense “o objectivo passa sempre por ficar dentro dos dez primeiros, que são os árbitros internacionais”. Mas esta subida era já algo esperada para o juiz covilhanense, até porque, “a época correu melhor que a do ano passado”.


Romeu Afonso, aluno da UBI, passa agora a árbitro de 1ª categoria
Romeu Afonso, aluno da UBI, passa agora a árbitro de 1ª categoria


Data de publicação: 2009-06-23 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior