Voltar à Página da edicao n. 492 de 2009-06-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 492 de 2009-06-23   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O mau estado das viaturas foi uma das situações mais referidas neste aniversário

Bombeiros da Covilhã “sem viaturas”

Em dia de aniversário, a festa voltou a ter um sabor “agri-doce”. Se por um lado, os 134 anos de corporação geram orgulho nos homens que servem os Bombeiros Voluntários da Covilhã, por outro, a falta de apoios do Estado para a reparação de viaturas deixa um travo amargo nas funções desempenhadas.

> Eduardo Alves

No parque de viaturas de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC), apenas uma tem uma idade inferior a 15 anos. Emídio Martins, presidente da direcção dos bombeiros volta a descrever o estado “lastimoso” em que se encontram os carros de combate a incêndio.
Um dos mais modernos na corporação “partiu duas vezes o chassis e não se consegue reparar”, exemplifica. Para além deste tipo de situações “existem também viaturas com várias dezenas de anos que necessitam de ser substituídas com urgência”. A agravar tudo isto, o facto da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) “não contribuir deveras para os custos”.
Emídio Martins diz que os bombeiros acabam por pagar grande parte das facturas de reparação “coisa que até aqui era feita pela ANPC”. Se não existir mais apoio da tutela ou uma mais célere substituição de veículos, “quando estes avariarem ficam arrumados”, reitera.
José Flávio coloca-se ao lado do presidente da associação para confirmar as suas afirmações. O comandante dos bombeiros é quem mais sente, no terreno, a falta de todos estes meios. Ainda assim, o comandante vai mais longe e crítica também o facto das mais recentes políticas, nesta área levarem a Direcção Geral das Florestas e a GNR a “tomarem de assalto” os quartéis dos bombeiros. Com a criação de equipas de intervenção e ataque imediato a fogos “com homens desta força policial”, os bombeiros dizem que se está a desvirtuar as funções das várias entidades. Flávio lembra que a “GNR é uma força policial que tem como função manter a ordem, não apagar fogos”. Para além disso, a ANPC acaba por gastar verbas na criação e equipamento destas equipas, verbas essas “que poderiam ser canalizadas para os bombeiros”, refere.

> carlosrpinheiro @ gmail . com em 2009-06-26 10:46:38
Fiquei triste com a noticia. Mas fiquei satisfeito com a coragem da denúncia pública por parte dos responsáveis dos BV Covilhã acerca da falta de apoio por parte do Estado aos Bombeiros deste País que é cada vez mais evidente, e vai dar mau resultado. Há dois anos que andam a prometer 95 viaturas e ainda ninguém sabe onde é que elas estão. E os bombeiros vão-se calando. Claro que ainda há honrosas excepções como foi agora o caso da Covilhã.


O mau estado das viaturas foi uma das situações mais referidas neste aniversário
O mau estado das viaturas foi uma das situações mais referidas neste aniversário


Data de publicação: 2009-06-23 00:03:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior