Voltar à Página da edicao n. 493 de 2009-06-30
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 493 de 2009-06-30   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Paula Soveral na última edição do Troca de Palavras

Paula Soveral faz a última Troca de Palavras

“Reiki” foi o tema escolhido para mais um "Troca de Palavras", na passada quinta feira, promovido pela Biblioteca Municipal. Paula Soveral, terapeuta de "coração e formação", como ela própria se denomina, foi a convidada desta última edição.

> Maria Matos

O acto de pôr as mãos sobre o corpo para transmitir bem-estar e aliviar a dor “é tão antigo quanto o instinto”, dizem os mais velhos. Quando sentem dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar as mãos sobre a zona dorida. Ou, por exemplo, quando uma criança cai e magoa o joelho, ela quer que a sua mãe lhe toque ou beije o “dói-dói” para passar a dor. E isto porque o toque humano transmite calor, serenidade e cura, assim como também transmite carinho e amor.
O Reiki é um sistema de cura natural holística (Rei = raio/força, Ki = energia vital). É uma arte antiga de cura através da imposição das mãos - legado de Mikao Usui, professor japonês de teologia – que, segundo Paula Soveral é “uma coisa extremamente simples de aprender e aplicar”. E este acto simples é a base desta técnica de cura pelo toque. O corpo vivo, tanto do Homem como do animal, irradia calor e energia, e esta energia é transmitida “através das palavras, gestos, acções”, e, “se a intenção desses gestos e acções for amorosa então estão a fazer Reiki”, afirma ainda.
A palavra é de origem japonesa e resulta da fusão dos fonemas Rei e Ki. Rei, que traduzido de forma literal significa espiritual, ou então como sentido oculto ou ainda energia oculta. Ki, por sua vez, é definido como energia, ar, respiração, vento, sopro vital, essência vital, e quando o Ki deixa o organismo a vida simplesmente termina. “As mudanças nunca ocorrem do exterior, mas sim do interior”, declara. Uma aplicação de Reiki pode ser definida por captação, armazenamento e distribuição da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização, e isto porque “não somos apenas um corpo físico, o ser humano é composto por vários corpos”. Reiki é para ser vivenciado e não explicado; “é um meio e não um fim” e “compatível com todas as outras terapias”. Um compromisso que exige: “ausência de conflito”; “aprender a estar e a deixar fluir”; “aprender a aceitar e amar” e; “firmeza”.
Nos seres humanos, a energia caminha de forma livre por caminhos designados de chakras, entre outros – fazendo uma pequena alusão a este termo - que significa “roda”. Se há bloqueios nessa livre circulação energética aí resulta o desequilíbrio e a consequência no corpo físico, causando a doença.


Paula Soveral na última edição do Troca de Palavras
Paula Soveral na última edição do Troca de Palavras


Data de publicação: 2009-06-30 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior