Voltar à Página da edicao n. 498 de 2009-08-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 498 de 2009-08-04   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O piloto de Vilar Formoso ocupa a quinta posição na geral da Super Copa Seat Leon

Saraiva confirma expectativas em Portimão

David Saraiva esteve em grande no Autódromo do Algarve e conquistou, no passado fim-de-semana mais um pódio na Super Copa Seat Leon.

> Eduardo Alves

A terceira e última corrida da jornada portuguesa do troféu organizado pela Seat, trouxe a David Saraiva não só o segundo lugar do pódio mas, também, o melhor lugar para um piloto português na Super Copa Seat Leon, ascendendo ao quinto lugar da geral.
Mas o passado fim-de-semana não foi fácil para o piloto. Logo nos treinos livres, “um problema com o macaco hidráulico fez com que não conseguíssemos trocar de pneus. Perdi, assim, a possibilidade de treinar numa pista que não conhecia, uma pista muito técnica, apesar de espectacular”, afirmou David Saraiva.
E os problemas continuaram nos treinos cronometrados. “ Uma avaria no intercooler que, conjuntamente com a temperatura ambiente muito quente, fazia o motor aquecer muito, perdendo rendimento”, explica o piloto. O 21º lugar da grelha de partida foi o espelho destas complicações e fazia prever o pior para a primeira das três corridas da jornada.
O arranque “foi muito bom. Sair desta posição não é nada fácil. A confusão instala-se em cada metro de pista. Logo na primeira curva, houve um toque à minha frente que me fez temer. Perdi algum tempo mas consegui um bom ritmo tendo terminado na décima posição”, conta.
Este foi um bom prenúncio para a segunda corrida, também ela composta por sete voltas. David Saraiva fez um bom arranque e subiu logo dois lugares. Sempre com uma condução eficaz, o piloto de Vilar Formoso conseguiu “encostar-se” ao quarto e quinto classificados. Nesta altura, importava traçar uma boa estratégia de prova até porque o sexto lugar “valia a pole para a última corrida, o que nos faz somar mais pontos. Mantive a tranquilidade e a táctica. O sexto lugar que consegui não poderia ter sido melhor”, sublinhou o piloto.
A derradeira corrida, com 14 voltas, realizou-se no domingo de manhã: “toda a equipa estava confiante num bom resultado. Sair da frente é muito bom mas a pressão também é muita. No arranque deixei patinar as rodas e desci para segundo lugar. Na segunda volta perdi mais um lugar numa altura em que os pneus começavam a ter problemas de aderência. Mesmo assim, com o ritmo certo, voltei a recuperar o segundo lugar. Fiz umas voltas no limite para segurar a posição e verifiquei que era impossível chegar-me ao Michelisz por isso resolvi gerir a corrida para que pudesse garantir o pódio. O segundo lugar foi um excelente resultado para toda a equipa”, disse David Saraiva no final da competição.  
Com os resultados conseguidos na pista de Portimão, David Saraiva é agora o melhor dos seis pilotos portugueses que alinham na Super Copa Seat Leon e entre os 35 pilotos internacionais que discutem o troféu ocupa uma quinta posição. A próxima prova realiza-se no circuito de Albacete, em Espanha, no fim-de-semana de 11 a 13 de Setembro.


O piloto de Vilar Formoso ocupa a quinta posição na geral da Super Copa Seat Leon
O piloto de Vilar Formoso ocupa a quinta posição na geral da Super Copa Seat Leon


Data de publicação: 2009-08-04 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior