Voltar à Página da edicao n. 499 de 2009-08-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 499 de 2009-08-11   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Castelo Branco vai receber uma nova cadeia com capacidade para 300 prisioneiros

Novo estabelecimento prisional em Castelo Branco

Castelo Branco vai receber um novo estabelecimento prisional com capacidade para 300 reclusos. O protocolo que formaliza a parceria entre o Ministério da Justiça e autarquia local foi assinado na passada sexta-feira.

> Eduardo Alves

Cerca de cinco milhões de euros é quanto vai custar a nova prisão que o Ministério da Justiça irá construir em Castelo Branco. Um edifício que terá capacidade par albergar 300 reclusos e que, segundo José Conde Rodrigues, secretário de Estado adjunto da Justiça “obedece a um novo conjunto de regras em termos de funcionalidade e segurança”. Em declarações à agência Lusa, este representante do Governo disse também quem este novo edifício está enquadrado “na redefinição do sistema prisional português”.  
A cadeia vai ficar localizada em terrenos cedidos pela câmara, na zona da Feiteira, junto à Estrada Nacional 233, que recebe em troca o Convento de Santo António, onde até agora funciona o estabelecimento prisional com capacidade para 160 reclusos. As obras, que têm início programado para o próximo ano, devem terminar em finais de 2012.
Melhores condições de segurança e criação de emprego foram duas mais valias apontadas por este representante governamental, na assinatura do protocolo. Conde Rodrigues referiu ainda que a reformulação das instituições prisionais visa também “garantir uma melhor sociabilização dos reclusos”.
Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, apoiou também estas ideias do secretário de Estado. Para o autarca albicastrense, “era uma preocupação dos albicastrenses dar uma nova utilização ao Convento de Santo António, mas manter o estabelecimento prisional na cidade”. Morão acrescentou ainda, à agência Lusa, que “com a abertura da nova cadeia, abre-se também um novo ciclo económico, resultado dos postos de trabalho que serão aqui criados”.


Castelo Branco vai receber uma nova cadeia com capacidade para 300 prisioneiros
Castelo Branco vai receber uma nova cadeia com capacidade para 300 prisioneiros


Data de publicação: 2009-08-11 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior