Voltar à Página da edicao n. 503 de 2009-09-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 503 de 2009-09-08   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A UBI tem já várias medidas adoptadas para a prevenção de uma pandemia de Gripe A

Plano de contingência na UBI

Com o intuito de prevenir a Gripe A, os responsáveis pela Universidade da Beira Interior accionaram já um plano de contingência que visa sobretudo, prevenir esta doença, mas também, minimizar as suas consequências.

> Eduardo Alves

Foi criado, através de um despacho reitoral, um grupo de trabalho que está a conduzir e monitorizar o plano de contingência para uma possível pandemia de Gripe A. Ana Paula Duarte, vice-reitora da instituição covilhanense, encabeça o grupo de pessoas que estão destacados para este plano. Segundo a responsável, o trabalho do grupo passa “por uma preparação e actualização das várias etapas que constam do plano elaborado segundo as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também da Direcção Geral de Saúde”. A vice-reitora sublinha ainda o facto de, na UBI, a equipa incluir também médicos e académicos da área da saúde, “que muito contribuíram para conferir características de prevenção e de eficácia nos diversos passos do plano”.
Há já cerca de duas semanas que a instituição tem espalhado pelas instalações, equipamentos de higiene para limpeza de mãos e também diversas informações sobre como prevenir a transmissão do vírus da gripe. Ana Paula Duarte sublinha que “um dos principais objectivos de todas estas acções é precisamente o de prevenir a propagação do vírus”.
Este plano de contingência vai também possibilitar, de forma abrangente, organizada e eficiente, que a instituição se prepare para a detecção de qualquer situação de alerta pandémico ou de pandemia e responda com eficácia perante a sua eclosão. Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem da instituição covilhanense, “este Plano de Contingência, procura apresentar, de acordo com uma estrutura própria, uma visão compreensiva dos objectivos a alcançar, das estratégias a seguir e das acções a executar pelos diversos elementos que formam o grupo operativo nos diferentes edifícios da Universidade da Beira Interior, no âmbito da preparação, da detecção e da resposta a dar perante a doença provocada pelo vírus da gripe, em todos os períodos da actividade gripal, face à evidência técnica e científica, nacional e internacional”.
Ana Paula Duarte lembra também que para além deste tipo de equipamentos que está já funcional na universidade, os espaços comuns como salas de aula, casas de banho, biblioteca e outros, estão a ser mais frequentemente desinfectados. Também neste sentido, e segundo as recomendações da OMS, “tudo está a ser feito para que no período das matrículas dos novos alunos e também no arranque oficial do ano lectivo, não se verifiquem muitas aglomerações de pessoas, sobretudo em espaços fechados”. Este tipo de prevenção passou também pela inquirição das faculdades, serviços e gabinetes “sobre questões que considerem essenciais para incluir no plano e que assegurem o seu funcionamento em caso de pandemia”.
Este plano de contingência pode agora ser conhecido e seguido através de um endereço específico, na Internet. Um conjunto vasto de informações, forma de actuação e também medidas de prevenção estão presentes no sítio. Todo o plano e as suas diferentes fases estão também assinaladas, bem como a equipa coordenadora e links úteis para mais informações sobre a prevenção da gripe. Ainda assim, a vice-reitora refere também que, nos próximos dias, serão promovidas acções de informação para toda a comunidade académica.
O grupo de trabalho da UBI, que está em contacto com as autoridades de Saúde Pública é coordenado por Ana Paula Coelho Duarte, vice-reitora e também constituído por Paulo Jorge da Silva Almeida, Vítor Manuel Pissarra Cavaleiro, vice-reitores e Tiago Miguel Guterres Neves Sequeira, pró-reitor. A este grupo juntam-se também os professores Paulo Rodrigues Lima Vargas Moniz, João Carlos de Oliveira Matias, Luís António Nunes Lourenço, Joaquim Mateus Paulo Serra, José Manuel Lage Calheiros e Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa. Também integram o grupo, Liliana Sofia Pires de Freitas, engenheira dos Serviços Técnicos, Joaquim Manuel Martins Silva e Pedro Miguel Almeida Marques. Henriqueta Forte, é médica no Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira e está também no grupo.


A UBI tem já várias medidas adoptadas para a prevenção de uma pandemia de Gripe A
A UBI tem já várias medidas adoptadas para a prevenção de uma pandemia de Gripe A


Data de publicação: 2009-09-08 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior