Voltar à Página da edicao n. 504 de 2009-09-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 504 de 2009-09-15   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Em dia de inaugurações, o presidente da junta anunciou um novo projecto para a freguesia

Capinha pretende criar 30 postos de trabalho

Foi das primeiras freguesias em território nacional a disponibilizar Internet sem fios em toda a sua área geográfica. Passados dois anos, a Capinha quer agora acolher um centro de tecnologia “Wimax” que pode criar 30 empregos.

> Eduardo Alves

O passado sábado, 12 de Setembro, foi de festa na freguesia da Capinha. Em período eleitoral, esta localidade do concelho do Fundão inaugurou algumas intervenções com o apoio do município.
Rogério Palmeiro, actual presidente e novamente candidato à junta de freguesia diz estarem agora concluídas “as três grandes obras estruturantes que foram prometidas no início do mandato”. O edil local refere que nos últimos quatro anos se renovou a escola primária, o lar de São Sebastião e “inaugurou-se agora a casa mortuária da freguesia”. Mas ao mesmo tempo que se apresentavam estas obras, a comitiva passou ainda por um dos bairros mais antigos da freguesia “e que vai agora ser alvo de uma profunda requalificação urbana”, diz Palmeiro. O presidente e candidato do PSD diz que “este é um local com bastantes debilidades urbanas e de construções degradadas que será agora alvo de um projecto de requalificação e recuperação dos mesmos, projecto esse, levado a cabo em parceria coma Câmara Municipal do Fundão”.
Mas Rogério Palmeiro aproveitou o dia de inaugurações e anúncios de novos projectos, para tornar pública a intenção da freguesia acolher um centro tecnológico de implantação e manutenção de redes sem fios para Internet. O actual presidente de junta explica que “tudo isto advém do projecto que a freguesia está a desenvolver há já dois anos, denominado “Capinha Wireless”. Actualmente a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), “já licenciou a tecnologia denominada ‘WiMax’, que permite uma cobertura de banda muito maior que os actuais sistemas ‘wireless”. A partir desse licenciamento, todo o País está apto a receber esse tipo de tecnologia, “e é claro que já existem empresas no terreno a trabalharem com a tecnologia ‘WiMax’ e com a instalação da mesma”, refere Palmeiro.
A freguesia da Capinha foi abordada, “há algum tempo atrás, por um consórcio luso-espanhol para ser um ponto de distribuição de rede para a Cova da Beira”. A intenção, quer dos responsáveis pelo consórcio que está agora interessado em instalar redes sem fios na zona da Covilhã e do Fundão e da freguesia da Capinha “é instalar nesta localidade o coração tecnológico de toda a estrutura”. Este projecto, que ronda os dois milhões de euros de investimento, “poderá criar 30 postos de trabalho, de forma directa e permanente”, sublinha o edil.
Para já, Rogério Palmeiro diz que a freguesia está aberta a ceder terrenos para a criação de um espaço “que receba as redes, as antenas e todos os equipamentos associados a esta nova tecnologia”. Segundo o actual presidente da junta, esta rede permitirá, “não só o tráfego de Internet, mas também outras utilizações como chamadas telefónicas e todo um conjunto de soluções de apoio à população, que vão desde a videovigilância, até ao apoio médico aos idosos e outros”. Palmeiro garante que o projecto está implementado e em fase de candidatura aos fundos comunitários do QREN através dos municípios e do consórcio luso-espanhol.


Em dia de inaugurações, o presidente da junta anunciou um novo projecto para a freguesia
Em dia de inaugurações, o presidente da junta anunciou um novo projecto para a freguesia


Data de publicação: 2009-09-15 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior