Voltar à Página da edicao n. 508 de 2009-10-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 508 de 2009-10-13   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A tomada de posse da nova equipa da AAUBI decorreu no passado dia 8

Venâncio quer alunos de volta à AAUBI

Pedro Venâncio é o mais recente presidente da Associação Académica da universidade da Beira Interior (AAUBI). O aluno de mestrado em Informática foi eleito dia 7 de Outubro e tomou posse a 8.

> Eduardo Alves

Depois de mais um processo complicado na vivência da AAUBI, com a saída prematura da equipa liderada por João Rey, a academia volta a ter novo presidente. Pedro Venâncio, que tinha já encabeçado uma lista à presidência da associação, no ano passado, consegue agora a presidência da “Casa Azul”.
Venâncio foi o único a avançar com uma lista este ano. No passado dia 7, o aluno de mestrado em Informática conseguiu, por isso, 473 votos, num universo de 543 alunos. Na votação para a presidência da AAUBI houve ainda 41 votos em branco e oito considerados nulos. A Assembleia Geral, agora presidida por Rui Garcia, foi eleita com um 476 votos a favor, 41 brancos e seis nulos. Já o Conselho Fiscal foi sufragado com 472 votos a favor, 46 brancos e oito nulos.
Na tomada de posse, Pedro Venâncio alertou para o facto da AAUBI ter vindo a contar com “uns quantos períodos muito negros”. Mas o agora presidente garante que “esta equipa é formada por pessoas com experiência associativa, mas mais do que isso, são pessoas com determinação, carácter e amor à camisola e à instituição”.
A prioridade, em termos de trabalho, passa agora por “arrumar a casa e criar as condições para equipa que venha a seguir não encontre os problemas com que nos deparamos”, garante. Venâncio esclarece também que é tempo de resolver assuntos de carácter social e pedagógico da academia. Trabalhos para os quais, “temos pessoas competentes e confiantes”. Uma dinâmica que o aluno de Informática espera manter, para que “no final do mandato olhemos para a AAUBI de outra forma”.
O trabalho contínuo será também uma premissa desta equipa, que tem como intuito “trazer de volta ao seio da academia os alunos, para isso estamos em total sincronia com a Reitoria”.
O novo presidente da academia estudantil deixou ainda um aviso aos “terroristas do associativismo”. Mensagem que Venâncio diz ter um público muito específico e para o qual deixa a garantia de que “a nova equipa da AAUBI não cede a pressões nem se deixa levar por actos de malabarismo e por forma de terror que estas pessoas criam no associativismo e que levam a abandonar este projectos por quem tem vontade de trabalhar”.
Presente também na cerimónia, em representação da Reitoria da UBI, Vitor Cavaleiro. O vice-reitor deixou a garantia de “total disponibilidade da reitoria para trabalhar e apoiar os projectos dos estudantes”. Cavaleiro fez questão de sublinhar “a importância da participação activa dos estudantes neste tipo de projectos que complementam a formação de todos”.
Também Pedro Pombo, provedor do estudante, marcou presença na cerimónia. Pombo espera que esta nova direcção “alcance todos os objectivos a que se propôs”. No entender do provedor do estudante, “a AAUBI deve ser um pilar fundamental, e deve ser um ponto de referência para todos os alunos da academia covilhanense, para isso aconselho a todos que coloquem sempre os interesses colectivos à frente dos interesses pessoais”.


A tomada de posse da nova equipa da AAUBI decorreu no passado dia 8
A tomada de posse da nova equipa da AAUBI decorreu no passado dia 8


Data de publicação: 2009-10-13 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior