Voltar à Página da edicao n. 509 de 2009-10-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 509 de 2009-10-20   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A mostra vai estar patente no Serra Shopping

Covilhã em fósforo

Um total de 225 mil fósforos e mais de seis mil horas de trabalho dão origem a várias réplicas de edifícios emblemáticos da cidade da Covilhã. Estas obras vão agora estar em exposição no Serra Shopping, até dia 25.

> Eduardo Alves

A cidade da Covilhã e alguns dos edifícios serviram de inspiração a José Manuel Fernandes. Este artista autodidacta tem uma paixão por miniaturas construídas com fósforos.
Foi precisamente este tipo de material que serviu para dar forma a um conjunto de construções que estão agora expostas no Serra Shopping. Mais de seis mil horas de trabalho e 225 mil fósforos serviram para construir miniaturas de várias capelas, igrejas e edifícios públicos.
José Manuel Fernandes, artista nascido na Covilhã, criou para esta exposição 12 réplicas detalhadas e à escala, de vários edifícios bem conhecidos pelos habitantes da Covilhã, inteiramente construídas com fósforos. Nesta exposição, os covilhanenses irão encontrar entre outros, o edifício da Câmara Municipal da Covilhã, a Capela de São Martinho, a Capela do Calvário, a Central de Camionagem, o Hospital Pêro Covilhã, o Edifício do Solneve, a Igreja de S. Francisco, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o próprio Serra Shopping, uma das maiores miniaturas apresentadas, que demorou cerca de 1476 horas a ser construída e 23100 fósforos a ser erguida.


A mostra vai estar patente no Serra Shopping
A mostra vai estar patente no Serra Shopping


Data de publicação: 2009-10-20 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior