Voltar à Página da edicao n. 509 de 2009-10-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 509 de 2009-10-20   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Este ano estão na UBI 139 alunos estrangeiros

UBI acolhe alunos do programa Erasmus

São 139 alunos estrangeiros que estão na Covilhã para frequentar um semestre na Universidade da beira Interior. O início do ano lectivo, para estes alunos, foi assinalado na passada sexta-feira, na Biblioteca Central da UBI.

> Eduardo Alves

Um conjunto alargado de idiomas pairava no bar da Biblioteca Central da UBI, na passada sexta-feira, 16 de Outubro. A sessão de boas vindas aos 139 alunos do programa Erasmus contou com estudantes de quase toda a Europa.
A Covilhã serve agora de casa a alunos oriundos da Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Holanda, Itália, Letónia, Polónia, Roménia e Turquia. Segundo Paulo Almeida, responsável pelos assuntos académicos da UBI, “estes números espelham bem a já conseguida internacionalização da UBI”. O vice-reitor garante que “no futuro, a posição da UBI passa por reforçar este tipo de parcerias com instituições estrangeiras, não só a nível de Erasmus, mas também de alunos do terceiro ciclo”. Uma posição que tem como objectivo o reforço da investigação, “o que pressupõe a existência de terceiros ciclos e de investigações partilhadas com outras instituições”.
Paulo Almeida garante que “existe um forte empenho da nossa instituição no sentido de fomentar as relações com outras universidades, quer europeias, quer brasileiras e também dos Estados Unidos da América”. 
O Programa LLP/ERASMUS é um programa de acção comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida que oferece aos estudantes a possibilidade de efectuarem um período de estudos/ estágio numa outra Universidade/empresa Europeia, com reconhecimento académico (como parte integrante do programa de estudos da universidade de origem). Uma iniciativa que tem como objectivo promover a dimensão europeia e melhorar a qualidade da educação através do fomento da cooperação entre os países participantes. Na óptica dos responsáveis pela academia covilhanense, “este tipo de participação deve ser recíproca, ou seja, tentamos levar alunos da UBI para fora e receber também estudantes de outras instituições”, sublinha.


Este ano estão na UBI 139 alunos estrangeiros
Este ano estão na UBI 139 alunos estrangeiros


Data de publicação: 2009-10-20 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior