Voltar à Página da edicao n. 511 de 2009-11-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 511 de 2009-11-03   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A primeira Latada da UBI foi a 17 de Janeiro de 1985

Regresso ao passado na UBI

Depois de alguns encontros ocasionais e da realização de visitas à UBI, um conjunto de antigos alunos da academia covilhanense decidiu lançar os “Bons Tempos na UBI”. Um projecto que começou a ser dinamizado nas redes sociais e que conta já com mais de 600 participantes.

> Eduardo Alves

A imagem mostra uma dúzia de jovens com algumas cartolinas desfilando numa rua da Covilhã. Caras desconhecidas dos dias de hoje, uma foto como tantas outras, o próprio acontecimento assim roubado à passagem do tempo em nada se assemelha ao que actualmente se produz. Esta podia ser uma breve introdução para uma das mais antigas fotos que actualmente já estão disponíveis numa das páginas da rede social Facebook, e no blogue Bons Tempos na UBI.
Uma foto que retrata a primeira Latada que decorreu nas ruas da “cidade neve”. No dia 17 de Janeiro de 1985, os então alunos dos Instituto Universitário da Beira Interior, – que um ano mais tarde, a 30 de Abril de 1986, haveria de se transformar na Universidade da Beira Interior, – promoveram a primeira festa académica. Esta é apenas uma das muitas imagens que conseguiram já ser recuperadas das memórias de uns e dos baús de outros e constam agora desta página. Esta e outras imagens deram força a um projecto que vinha amadurecendo há alguns anos e que em 2009 vai ter a sua primeira edição.
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro, a Covilhã recebe os seus antigos alunos e a “cidade neve” é palco dos “Bons Tempos na UBI”. Pedro Mamede, também antigo aluno da instituição de ensino superior covilhanense é o principal organizador da ideia. Segundo o promotor dos “Bons Tempos na UBI”, existia já há algum tempo “uma espécie de reunião de alguns antigos alunos da academia, à qual chamávamos de ‘Remember UBI”. A ideia de criar uma reunião de maiores dimensões sempre esteve em cima da mesa. Contudo, “no tempo em que éramos estudantes não existiam os canais de comunicação que hoje há, como telemóvel, e-mail ou redes sociais”. Os contactos foram-se perdendo e a ligação entre antigos colegas também.
O advento da Internet e a explosão das páginas pessoais, dos blogs e das redes sociais, como o Facebook ou o Hi5 acabaram então se revelar fundamentais para a concretização deste projecto. Pedro Mamede explica que há algum tempo se vinha apercebendo da existência de um número significativo de páginas com antigos alunos da UBI, de diversos cursos. Também ele lançou a página dos “Bons Tempos na UBI” e em poucos dias conseguiu já 600 participantes.
Está assim criada a plataforma de reunião de todos aqueles que têm em comum “a passagem, numa fase crucial das vidas, pela grande instituição que é a Universidade da Beira Interior”, sublinha Pedro Mamede. O programa de três dias pretende, por isso mesmo, “trazer de volta à Covilhã alunos da instituição que há muito não visitam a cidade e também lembrar outros tempos”. Por isso mesmo, no primeiro dia do evento, 13 de Novembro, o programa conta “com passagens de músicas dos anos 80 até aos dias de hoje”. No sábado 14, “é o ponto alto deste evento”. A organização programou uma visita às instalações da UBI e do Museu de Lanifícios “e um jantar para o qual estão já inscritas cerca der 150 pessoas”. Pedro Mamede garante que o número cresce todos os dias e a meta dos 300 “será fácil de conseguir”. No último dia, domingo, 15, “haverá uma passagem de fotos antigas e também do fim-de-semana de 2009”.
O principal organizador deste encontro garante que está a receber contactos “de vários pontos do globo, desde Angola aos Estados Unidos da América, são muitos os estudantes que se formaram na UBI e que agora lembram os seus tempos na Covilhã”. Um número significativo destes está mesmo a pensar a vir até ao encontro. Para além disso, está já montada toda uma estrutura de dinamização de novos encontros. Através das ferramentas dadas pela Internet “hoje consegue-se ter um rápido contacto com um universo muito alargado de pessoas e conseguir garantir a presença e participação destas neste tipo de iniciativas”, lembra o organizador.
Para já, está também garantido apoio e a presença de representantes, quer da UBI, quer da Câmara da Covilhã, quer do Turismo da Serra da Estrela. Apoio que Pedro Mamede considera “essenciais” para o evento. Isto porque, “estamos a falar de um universo de 20 a 26 mil pessoas que partilham algo em comum, a UBI e toda a envolvente”. No futuro, os dinamizadores dos “Bons Tempos na UBI” prepararam já outro tipo de iniciativas de cariz cultural, mas também académico, com o regresso dos antigos alunos às suas faculdades e encontros com actuais estudantes. As inscrições podem ser feitas através da página oficial, do mail reservas@bonstemposnaubi.com, ou pelo telemóvel 913370328.

> sao . teixeira . pereira @ gmail . com em 2009-11-03 20:32:18
Eu sou a segunda a contar da esquerda. Nunca pensei que uma das fotos que guardei durante tantos anos viesse a merecer este destaque. São


A primeira Latada da UBI foi a 17 de Janeiro de 1985
A primeira Latada da UBI foi a 17 de Janeiro de 1985


Data de publicação: 2009-11-03 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior