Voltar à Página da edicao n. 512 de 2009-11-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 512 de 2009-11-10   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala dos Actos

Eleitos tomam posse

As eleições do passado dia 29 de Outubro serviram para que a comunidade académica da UBI escolhesse os responsáveis pelos Departamentos e diversos Conselhos de Faculdade e Científico, para os próximos quatro anos. João Queiroz, reitor da UBI, apresentou os próximos desafios, na cerimónia de tomada de posse.

> Eduardo Alves

João Queiroz inspirou-se na frase de Fernando Pessoa, que está escrita na porta do Convento de Santo António, para desafiar todos os membros eleitos para cargos nos órgãos da UBI, a “conquistar novas distâncias”. O reitor da academia covilhanense aproveitou também a cerimónia de tomada de posse dos eleitos para anunciar os próximos desafios com que se depara a instituição covilhanense.
Nos próximos quatro anos a UBI enfrenta os desafios de concretizar e aprofundar o Processo de Bolonha, a adequação de procedimentos à Agência de Acreditação, o processo de avaliação institucional e o desejável aumento de produção científica avaliada por critérios internacionais. Para que isso seja feito com uma base de trabalho sólida, João Queiroz desenhou “um conjunto de instrumentos que vão permitir enfrentar estes desafios com confiança, entre os quais, a criação do Gabinete de Qualidade, do Gabinete de Apoio e Desenvolvimento Educativo e a instalação do Instituto Coordenador de Investigação e dos serviços associados”.
Com o acto eleitoral da passada semana, está cumprido um dos primeiros desígnios do mandato da actual equipa que dirige a academia, a instalação dos novos órgãos da UBI ao abrigo do RJIES. Queiroz fez questão, por isso mesmo, de lembrar que em menos de seis meses “conseguimos ter todos os cargos de direcção intermédia, bem como todos os órgãos, em pleno funcionamento”.
No discurso que antecedeu a tomada de posse dos membros eleitos, o reitor manifestou o desejo de que “esta nova energia contribuía para o plano de qualidade e exigência que sempre defendi para a UBI. A partir deste momento todos nos temos de habituar a uma universidade diferente, uma universidade onde a ampla participação de todos os actores da instituição está vincada na apresentação de candidaturas à generalidade dos órgãos”. As candidaturas apresentadas a escrutínio “trouxeram uma nova responsabilização de visão perante a comunidade”. O responsável da instituição de ensino superior garantiu que a UBI é “uma universidade que responsabiliza e vai responsabilizar as faculdades pela qualidade do ensino e pela qualidade das suas unidades de investigação, uma universidade onde os Departamentos e as direcção de curso têm um papel importante mas também reconhecido e onde o Senado assumirá, como nunca, um papel crucial na coesão da instituição através das suas secções científicas e pedagógicas”.
Para que este último desígnio seja cumprido, está já a ser preparado o regulamento para funcionamento do Senado onde se prevê a criação de uma secção científica que assumirá um papel de coordenação dos diferentes Conselhos Científicos, alargada também aos presidentes de Departamento. “Sempre defendi a importância dos Departamentos da UBI como unidades que garantem a qualidade do ensino em áreas afins do saber. É por isso essencial que, com carácter formal, o reitor ouça os presidentes de Departamentos, inteirando-se das suas dificuldades e dos seus desafios para que, de forma concreta, os possa ajudar na prossecução da missão da universidade”, acrescentou ainda Queiroz.

 


A cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala dos Actos
A cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala dos Actos


Data de publicação: 2009-11-10 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior