Voltar à Página da edicao n. 513 de 2009-11-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 513 de 2009-11-17   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Coro Misto assinala 20 anos de actividade

Coro Misto assinala 20 anos

Um vasto leque de actividades dão forma ao programa de comemorações dos 20 anos do Coro Misto da Beira Interior. Diversos concertos e actuações musicais, que vão ter lugar, por toda a região assinalam as duas décadas do coro.

> Eduardo Alves

Para celebrar as duas décadas de existência, o Coro Misto da Beira Interior promete um ano repleto de actividades. Um ano que servirá também para descentralizar as actuações do coro e fomentar novos projectos no campo da música e não só.
As comemorações tiveram início, no passado domingo, 15 de Novembro. O auditório da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) acolheu vários coros do concelho da Covilhã que interpretaram alguns temas dos seus reportórios. O Coro da Liga dos Amigos do Tortosendo, o Belo Coro, o Orfeão da Covilhã e o Coro Misto da Beira Interior integraram esta actividade.
As comemorações, que voltam a ter actividades já no próximo fim-de-semana, estendem-se até Julho do próximo ano. Um conjunto de iniciativas, através das quais os responsáveis do coro pretendem descentralizar as suas actividades, apadrinhar outros eventos culturais e fomentar também os conhecimentos musicais dos interessados na área.
O programa tem continuidade, dia 21 de Novembro, com um concerto interpretado por coros de toda a região. No auditório da ACBI vão ouvir-se, a partir das 17 horas, os coros de Proença-a-Nova, Pedras Vivas, da Guarda e o Coro Misto da Beira Interior. Num evento onde também vai participar o Orfeão de Castelo Branco. Ainda na Covilhã, no dias 28 e 29 de Novembro, decorre um workshop coral, direccionado para crianças de três e quatro anos. Uma formação que irá terminar com um pequeno concerto.
Em Dezembro, as actividades começam a ter lugar já fora do concelho que viu nascer o Coro Misto. A 5 de Dezembro, Figueira de Castelo Rodrigo acolhe os profissionais desta estrutura que promovem o Projecto Zéthoven junto das crianças de Pinhel, Mação, Figueira de Castelo Rodrigo, Nisa e Vila Velha de Ródão. No mês de Natal estão também agendados cinco concertos, no concelho de Mação e outras quatro actuações de cariz social, com os músicos da estrutura da ACBI a actuarem em hospitais, orfanatos e lares de terceira idade.
O primeiro mês de 2010, o Coro Misto da Beira Interior vai realizar um concerto de música sacra, em conjunto com a Orquestra Clássica da Beira Interior. Um evento que visa também apadrinhar o Coro Infantil de Mação. Para além destes eventos será também apresentado o 14º trabalho musical do coro, em CD. Um aniversário que irá também trazer um livro sobre as duas décadas de vida, com fotos e documentos que fazem parte da história do coro e uma outra publicação, da autoria de Luís Cipriano, onde o maestro conta também algumas experiências deste grupo.


O Coro Misto assinala 20 anos de actividade
O Coro Misto assinala 20 anos de actividade


Data de publicação: 2009-11-17 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior