Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Vários cursos de formação estão pensados para os docentes

Docentes no lugar de alunos

Um conjunto de acções de formação, promovidas pela UBI, pretendem dotar os docentes das metodologias pedagógicas seguidas pelo Processo de Bolonha. As acções são gratuitas e decorrem até dia 6 de Janeiro de 2010.

> Eduardo Alves

Apresentar novas práticas de ensino e de abordagens nas etapas do processo educativo são alguns dos pontos que o conjunto de acções de formação para docentes da UBI pretendem alcançar. Várias sessões, de diferentes temáticas, pretendem também “proporcionar aos docentes um contacto com as novas metodologias delineadas no Processo de Bolonha, novas formas de aprendizagem que os professores podem aplicar no seu dia-a-dia”.
Isabel Neto, pró-reitora para o desenvolvimento e apoio educativo é a organizadora destas actividades, abertas a todo o corpo docente da academia. Com uma forte experiência na área da formação e da promoção dos métodos de ensino centrados no aluno, a responsável académica reitera a importância e necessidade deste tipo de eventos. Estes cursos têm como objectivo, “através de uma forma muito prática, abordar todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem”. As formações, que decorrem até ao próximo dia 6 de Janeiro no CFIUTE, abarcam um vasto leque de temas. Desde a preparação de objectivos educativos específicos para uma unidade curricular ou para uma determinada actividade, passando pelas metodologias que são ou devem ser utilizadas para a aprendizagem, passando pela forma como se estabelecem e associam os objectivos de uma avaliação e também pela maneira como se faz a avaliação desses conteúdos, existem diversas temáticas em análise.
A pró-reitora responsável pela área do apoio educativo lembra que uma das prioridades dentro da universidade passa por “ter os seus docentes preparados para a implementação do Processo de Bolonha e para os novos desafios que estão relacionados com isso”. Isabel Neto explica também que “as pessoas que têm estado nas formações – com a sala completa –, demonstram vontade em aprender novas práticas de ensino e querem implementar estas metodologias no seu quotidiano”. Um sentimento positivo para os docentes da UBI “que têm mostrado grande participação e isso é o que queremos também”.
Ainda assim, Isabel Neto recorre a um vasta experiência nesta área para apontar um outro traço característico destas acções. A pró-reitora adianta que estas formações “são também espaços de debate e oportunidades de reflexão. Assumem-se como momentos cruciais onde as pessoas devem parar um pouco para pensar no que está feito e nas alterações que devem ser implementadas”, acrescenta.
Em relação às metodologias de ensino que são apresentadas nestes eventos, “a orientação que damos vai no sentido de utilizar formas que tenham o aluno no centro da aprendizagem e não que o coloquem numa posição passiva e de ouvir o docente. Deve ser o aluno a executar, elaborar e ganhar conhecimento”, explica Isabel Neto, relativamente aos novos paradigmas apontados por Bolonha.
Estes eventos têm lugar às quartas-feiras, e a grande adesão por parte do corpo docente leva já a responsável a pensar numa repetição das formações, no segundo semestre, “precisamente para os professores que estão interessados, mas nestas datas não podem estar presentes”. As próximas acções de formação a terem lugar são: “Como construir um sistema de avaliação”, já amanhã, 25 de Novembro, seguindo-se “Avaliação de conhecimentos: preparação e análise de testes com perguntas de escolha múltipla”, no dia 9 de Dezembro e um último momento que passa pelo “e-learning como ferramenta de aprendizagem”, dia 6 de Janeiro de 2010. Os cursos decorrem entre as 14.30 e as 18.30 horas e as inscrições podem ser feitas no Gabinete de Desenvolvimento e Apoio Educativo, no Edifício da Reitoria ou através do e-mail: edu@ubi.pt.


Vários cursos de formação estão pensados para os docentes
Vários cursos de formação estão pensados para os docentes


Data de publicação: 2009-11-24 00:07:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior