Voltar à Página da edicao n. 514 de 2009-11-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 514 de 2009-11-24   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Felippe de Souza foi um dos vários investigadores da UBI a participar em conferências científicas, este mês

Docentes e investigadores da UBI apresentam comunicações

Várias investigações e trabalhos científicos foram apresentados por docentes e investigadores da UBI. Conferências da área das Engenharias, da Medicina e da Comunicação levaram os membros da UBI, quer à capital lusa, quer aos Estados Unidos da América e Espanha.

> Eduardo Alves

Felippe de Souza, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica esteve duas semanas nos Estados Unidos da América. O docente, que tem como áreas de investigação primordiais o controlo óptimo e estimação de estado, o controlo de sistemas biomédicos, a inteligência artificial e o controlo inteligente, o controlo de sistemas neuro-fuzzy, as redes neuronais e sistemas nebulosos (fuzzy) e os algoritmos genéticos participou numa palestra científica que teve lugar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Felippe de Souza participou também numa conferência científica em Baltimore.
Já Denis Coelho, docente do mesmo departamento vai apresentar hoje, dia 24 de Novembro, uma conferência sobre algumas das suas investigações, na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Uma comunicação que é feita no âmbito do Programa de Estudos Portugueses daquela instituição. Denis Coelho está de licença sabática e durante três meses integra o Programa de Ergonomia da Universidade da Califórnia, parte integrante do Departamento de BioEngenharia.
Também o projecto do “Doente Virtual” esteve em destaque numa conferência da Agência Nacional Proalv. Este é um dos mais significativos projectos na área da Saúde, em desenvolvimento na UBI. O “Doente Virtual”, cujas linhas mestras foram apresentadas há alguns meses, foi mostrado numa conferência da Associação Nacional Proalv, do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Isabel Neto, docente na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e uma das investigadoras responsáveis pelo “Doente Virtual”, apresentou esta investigação, no passado dia 19 de Novembro, em Lisboa. O projecto “Doente Virtual”, um programa informático que vai permitir apoiar a formação dos recursos humanos na área da Medicina, foi agora apresentado, em Lisboa, numa mostra de projectos europeus que decorrem no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia. Este programa informático, que está a ser desenvolvido em vários pontos da Europa, conta com a participação de docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Saúde. Esta estrutura é a única faculdade portuguesa presente neste projecto que tem como objectivo a criação de um “doente” virtual, que pode ser instalado num computador e interagir com os alunos. Uma forma de promover a aprendizagem e a melhoria da formação dos futuros profissionais de saúde.
Três investigadores do Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) participaram em congressos internacionais. António Fidalgo e Catarina Rodrigues estiveram presentes no I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0 sobre “La revolución del periodismo ciudadano”, que decorreu nos dias 11, 12 e 13 de Novembro, em Bilbao. António Fidalgo foi o orador convidado numa das sessões plenárias, com uma conferência intitulada: “O jornalismo e a internet móvel”. Catarina Rodrigues apresentou uma comunicação intitulada “Cidadãos e jornalistas no novo contexto informativo”.
Já nos dias 18 e 19 de Novembro, João Canavilhas e Catarina Rodrigues participaram no IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red subordinado ao tema “Reinventar los médios”, que teve lugar na Universidade Complutense de Madrid. João Canavilhas falou sobre “Contenidos informativos para móviles: estudio de aplicaciones para iPhone” e Catarina Rodrigues abordou “La expansión del fenómeno de las redes sociales, tanto en el entorno de los medios como en la propia sociedad”.


Felippe de Souza foi um dos vários investigadores da UBI a participar em conferências científicas, este mês
Felippe de Souza foi um dos vários investigadores da UBI a participar em conferências científicas, este mês


Data de publicação: 2009-11-24 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior