Voltar à Página da edicao n. 518 de 2009-12-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 518 de 2009-12-22   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Peça de teatro

“A Neve” na Covilhã

O Teatro das Beiras está a fazer um tributo a Vergílio Ferreira.

> Mafalda Dinis

Estreou na passada quarta-feira, dia 16 pelas 21.30 horas, a peça de teatro “A Neve”. O espectáculo foi construído a partir de cinco contos de Vergílio Ferreira: O encontro, A Palavra Mágica, A Fonte, A Galinha e A Estrela. A iniciativa partiu do Teatro das Beiras, que convidou José Carretas, encenador, para adaptar contos de Vergílio Ferreira ao teatro. “A Neve”, reflecte a infância e adolescência do escritor passadas no Interior de Portugal.

A noite começou com um pequeno momento musical proporcionado pelos alunos da EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã, orientado pelo maestro Rogério Peixinho. A actuação esteve a cargo dos alunos mais velhos da escola que tocaram quatro peças do século XVI, seguido da peça de teatro, que contou com sala cheia. O título “A Neve” está relacionado com o homem frio e reservado que era Virgílio Ferreira, e a escolha dos cinco contos “está ligada ao humor e nostalgia existente em cada um”, adianta o encenador da peça.

Foi a primeira vez que Carretas trabalhou textos de Vergílio Ferreira. O encenador confessa que “foi um prazer muito grande trabalhar os textos do escritor e unir os contos numa só peça”. O encenador gosta da sinceridade e do modo como Vergílio Ferreira vê o mundo, caracterizando-o como um “homem muito interessante e actual”. Os seus contos “revelam uma parte da alma do Interior cinzento, quase medieval, serrano e desconfiado. Onde não há heróis, os homens são velhacos, e os horizontes limitados”, acrescenta Carretas.

A adaptação, dramaturgia e encenação da peça foi de José Carretas. A interpretação ficou a cargo de Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Rui Raposo Costa, Sónia Botelho e Teresa Baguinho, a cenografia é de Nuno Lucena e José Carretas, a música é original de Telmo Marques e os figurinos de Margarida Wellenkamp.

José Carretas tem mais projectos em vista. O encenador vai escrever um texto, em parceria com Amélia Lopes, sobre o Pedro e a Inês, onde vai mostrar o Pedro que as pessoas não conhecem. A Lenda de Gaia é outro projecto para o ano que vem, “é uma lenda com muitos séculos e muitas versões”, adianta Carretas. O encenador revela ter “necessidade de mostrar os mitos nacionais” e depois coloca um pouco de si em todos os seus trabalhos.

O espectáculo “A Neve” esteve no Teatro das Beiras até 19 de Dezembro, regressando depois entre os dias 15 e 30 de Janeiro de 2010.

 


Peça de teatro
Peça de teatro "A Neve"


Data de publicação: 2009-12-22 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior