Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Presépio de Natal na Igreja Matriz de Almendra

ALMENDRA: Um Natal para relembrar tradições

Em tempos foi uma grande cidade, mas actualmente nem as ruas têm iluminações de Natal.

> Andreia Guerra

Almendra, uma pequena vila do concelho de Vila Nova de Foz Côa, festeja o Natal de uma forma simples. A família e a lareira são os principais elementos desta época. As ruas, apenas iluminadas com luzes que cada habitante coloca à sua porta, reflectem a perda de tradições ao longo dos anos.
Sem enfeites e sem luzes, a fogueira de Natal, uma tradição perdida há oito anos, voltou a arder no Largo principal da vila. Este Natal foi, sobretudo, para os almendrenses reviverem o cheiro e o calor do madeiro de Natal. “Voltou-se a sentir o espírito do Natal na vila de Almendra”, afirma Alexandra González, enquanto o calor da chama lhe ilumina o rosto. Nesta época, muitos emigrantes regressam à sua terra para se juntarem às famílias e partilharem momentos que a distância os impede de compartilhar.
Os três minimercados existentes na vila estão abertos para servirem a população nos preparativos de última hora. O comércio tradicional é o preferido para a maior parte da população. “Prefiro o comércio tradicional, pode ser mais caro, mas há produtos que só se encontram aqui, diz Maria Fernandes. O atendimento é melhor e se na noite da consoada faltar alguma coisa tocamos à porta da proprietária e ela recebe-nos”, diz em ar de brincadeira.
As ruas estão calmas e sem movimento. É dia 24 de Dezembro e cada família está no  seu lar a preparar o Natal. “A ceia é composta pelo tradicional bacalhau cozido, com batatas e a couve colhida na horta, regados com o azeite dourado da nossa região”, diz Luísa Fonseca, que leva a tradição de Natal à regra.
Os doces são confeccionados pela manhã de dia 24 e fazem as delícias da casa. As rabanadas, as rosquinhas polvilhadas com açúcar e canela, uma receita da avó que todos os natais se repete, as filhós, o bolo-rei, o bolo de maçã e as farófias. As amêndoas são dos frutos secos o principal, por ser típico da região  e porque deu fruto nome a esta vila “Almendra”, amêndoa em castelhano. As Amêndoas torradas são parte integral da mesa de Natal, assim como a Tarte de amêndoa. “A amêndoa é marca, é a identidade da nossa região, por isso não falta na mesa de um bom almendrense”, sublinha Ana Guerra.
Os preparativos para a consoada começam cedo. A tradicional lareira já arde, a sala quer-se bem quente para que toda a família na ceia de Natal se sinta confortável. Nesta noite, matam-se as saudades, põe-se a conversa em dia, soltam-se gargalhadas e anseia-se pela visita do Pai Natal. O serão é passado a cantar e a relembrar as velhas histórias que todos os anos são repetidas, mas que no momento parecem ser escutadas pela primeira vez.
É meia-noite e o sino toca. O Pai Natal bate à porta e traz com ele os presentes de Natal. Na família Guerra há sempre alguém que veste o fato vermelho, põe as barbas brancas e faz sorrir pequenos e graúdos na noite de Natal. Os sorrisos, a curiosidade, o som do papel de embrulho a rasgar, o “ah” de admiração, o “oh” de surpresa, o agradecimento, os olhos das crianças a brilhar e a olhar para o Pai Natal com uma certa desconfiança e alegria.
A Missa do Galo é uma das tradições que há várias décadas não se realiza. São poucos os almendrenses que se lembram desta cerimónia, como refere Piedade Maia de 83 anos. “A Missa do Galo não se realiza há mais de 60 anos, a última vez ainda eu era uma jovem e lembro-me de ouvir os homens todos reunidos a cantar ao Menino Jesus. Era uma Missa muito bonita”, relembra.
O dia 25 de Dezembro é marcado pela ida à Missa que celebra o nascimento de Jesus, o momento mais marcante para os almendrenses. Na Igreja Matriz, o Menino Jesus é beijado por todos os católicos, um momento em que as crianças correm para a fila com ânsia de beijar o Menino, enquanto se ouvem os cânticos preparados por habitantes de Almendra. Mais uma vez se nota que o Natal é efectivamente das crianças, na comemoração do nascimento de Jesus.
O almoço do dia 25 é o tradicional peru assado a acompanhar com batatas assadas no forno e a degustação dos doces de Natal que continua até ao cair da noite com a família e as traquinices dos mais pequenos encantados com os seus novos presentes.


Presépio de Natal na Igreja Matriz de Almendra
Presépio de Natal na Igreja Matriz de Almendra


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior