Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
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      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  

“O sucesso da UBI está nos seus alunos”

Passados os primeiros meses no cargo de provedor do estudante da UBI, Pedro Pombo fala sobre a experiência que está a ter na Covilhã, as expectativas e também os problemas que têm sido apresentados pelos alunos.

> Eduardo Alves

Urbi@Orbi – É o primeiro provedor do estudante da UBI. Na sua tomada de posse disse querer dar alguma substância a este cargo. Como está a decorrer esse trabalho?
Pedro Pombo – Coube-me desempenhar este cargo pela primeira vez e isso é sempre um desafio. Sempre afirmei que queria contar com a colaboração de toda a gente no meu trabalho, desde a equipa reitoral, aos professores, alunos e funcionários.
Já está a ser feito algum trabalho e existe, sobretudo da parte da equipa reitoral, um grande empenhamento na resolução dos problemas dos alunos. Tem sido fundamental a cooperação e a estreita comunicação entre mim, o reitor e o vice-reitor com a pasta dos Serviços Académicos.

Urbi@Orbi – E os alunos, de que modo encaram esta nova figura na organização da UBI?
Pedro Pombo – Agora sempre que têm algum problema recorrem ao nosso gabinete. Esse é o melhor sinal de que as coisas estão a funcionar e de que a figura do provedor é necessária e reconhecida no seio da academia.
Num dia normal de trabalho recebemos a visita de cerca de três a quatro alunos aqui no gabinete que nos procuram para expor os mais variados problemas e o meu papel tem sido o de tentar encontrar a melhor solução para todas as situações.

Urbi@Orbi – No RJIES, a figura do provedor do estudante passa por isso, pela defesa dos interesses dos alunos. Mas também pelos legítimos deveres destes. É também esta a sua leitura do cargo?
Pedro Pombo – Aqui defendemos os legítimos interesses do alunos e caso algum dos assuntos que nos seja colocado por parte dos estudante representar uma situação inválida, também temos de demonstrar o porquê disso mesmo.
De entre os casos já tratados não tenho conhecimento de nenhum que os alunos não tivessem razão nas reclamações apresentadas.

Urbi@Orbi – Para além de exposição de algumas situações por parte dos alunos existem outras medidas concretas que está a encetar para marcar o papel dos estudantes na UBI?
Pedro Pombo – Todas as situações que passam por aqui e que estão já resolvidas tiveram o total apoio e a colaboração da equipa reitoral. Este relacionamento parece-me profícuo, quer para docentes, quer para alunos e por isso é uma situação que será mantida e solidificada.
A forma como os alunos conseguem chegar até nós e também a maneira como as suas preocupações, quer em matérias académicas, quer até de serviços são resolvidas acaba por mostrar a utilidade e a finalidade do gabinete e da figura do provedor.

Urbi@Orbi – Fala da boa relação entre si e os membros da reitoria, uma ligação que foi também já assinala pelo responsável máximo da UBI. João Queiroz afirmou que as funções do provedor não se ficavam pelos alunos, mas passavam também por ter alguma ligação a serviços e conselhos da academia. Já está a trabalhar, também, nessas áreas?
Pedro Pombo – Essa colaboração tem sido inequívoca e profícuo. Temos reunido várias vezes e sempre com bons resultados, sinalizando a boa colaboração que existe entre os dois sectores da academia. É também uma ligação necessária porque sei que cabe ao reitor a decisão final sobre qualquer solução a tomar.
Este trabalho tem um fim que é o sucesso da UBI e aqui convém lembrar que o sucesso de uma universidade é conquistado através do sucesso dos seus alunos. E há aqui também uma conjugação de ideia por parte da reitoria e do provedor. É também minha opinião que é necessário um ensino rigoroso e de qualidade para dotar os alunos de instrumentos capazes de lhes permitem aprender e trabalhar.
A nota final de uma cadeira não pode nunca ser aferida pela graduação dos alunos também deverá ser aferida no seu desempenho profissional. O facto de terem concluído aqui o curso e terem uma vida profissional muito profícua, a UBI também irá ter interesse nisso e no facto de serem os seus alunos a darem cartas no mercado.

Urbi@Orbi – Pensa que, ainda assim, a figura do provedor do estudante deveria ter maior poder de decisões e não ser apenas um mediador de algumas situações.
Pedro Pombo – O provedor não tem uma decisão final, mas de qualquer maneira, as minhas sugestões têm sido muito bem acolhidas pelo reitor e por toda a sua equipa. Temos por isso conseguido uma excelente taxa de resolução das situações que nos são colocadas e os alunos, como já referi, também notam essa capacidade e estão satisfeitos com o que temos conseguido.

Urbi@Orbi – Os alunos têm agora um espaço de diálogo e uma voz que os faz ouvir, é isso?
Pedro Pombo – Desde o início das minhas funções que digo aos alunos que não prometo a resolução de todos os casos. Com isso estaria a descredibilizar este cargo, até porque, podem existir situações muito complexas que não se podem resolver.
Mas digo também que escutaria os alunos atentamente. Aqui ouço as suas dificuldades e empenho-me sempre, o melhor que sei e posso, na resolução dos seus casos.

Urbi@Orbi – Está em funções há cerca de quatro meses, quais os assuntos que os alunos mais abordam até agora?
Pedro Pombo – inicialmente tivemos os casos das inscrições nas disciplinas, posteriormente tivemos a questão das prescrições e ultimamente são as bolsas a causar mais problemas.
Todos eles têm sido resolvidos, no caso das bolsas com um grande apoio do administrador. Quantos aos restantes tópicos, com algum tempo também acabam por ter resposta.

Urbi@Orbi – A área académica é, ainda assim, a mais problemática?
Pedro Pombo – Efectivamente esse é um campo de grandes divergências que está a mudar para melhor. A título de exemplo, existia mais de uma centena de alunos prescritos, mas com a colaboração da equipa reitoral e sobretudo do professor Paulo Almeida, vice-reitor para esta área, essas circunstâncias foram resolvidas e houve uma maior possibilidade dos alunos terminarem os cursos dentro dos prazos.

Urbi@Orbi – Fala muito da vinda de alunos aqui, a este gabinete. Mas existem ou estão pensadas outras formas de comunicação entre os alunos e o provedor?
Pedro Pombo – Neste momento há uma grande disponibilidade dos alunos virem até aqui, noto que gostam de expor os seus presencialmente. Mas existe também um número significativo de estudantes que apresenta as suas questões através do correio electrónico.

Urbi@Orbi – Estes tipos de ligação são assim para continuar?
Pedro Pombo – O contacto presencial com aluno é sempre o preferencial. Há um acompanhamento mais próximo e mais sério. Na era em que vivemos é necessário um olhar mais próximo e mais atento por parte das universidades, para com os seus alunos. O facto deles virem aqui também serve para dar aos alunos alguns apoios até na sua orientação profissional, nas suas escolhas curriculares e outros assuntos. Este gabinete não é apenas para resolver algumas situações mais difíceis, serve também para apoiar, em todas as áreas, os alunos.

Urbi@Orbi – Quando se aborda a relação entre a universidade e os alunos, os assuntos académicos e os temas pedagógicos são as áreas que mais ganham destaque. Mas existe também um leque alargado de temáticas, como o apoio social, por exemplo. Os alunos também o procuram para esses temas.
Pedro Pombo – Têm existido alguns casos, mas a estreita relação que mantemos com o administrador leva a que essas mesmas situações sejam encaminhadas para os Serviços de Acção Social.
Os pedidos de ajuda por parte de alunos mais carenciados foram todos acolhidos por parte da UBI. Neste momento, na instituição, essa é uma área que está a ter uma resposta adequada.
No caso do Fundo Social criado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior é bom referir que este é um apoio pontual. Em primeira instância, é sempre a UBI que apoia os seus alunos. Quer o reitor, quer o administrador da instituição sempre responderam de forma bastante positiva e célere às nossas solicitações. Ninguém ficará ou passará dificuldades por ter escolhido a UBI para estudar. Os alunos quando têm dificuldades sabem a quem recorrer.

Urbi@Orbi – Algumas instituições académicas estão a promover um código de direitos e deveres dos alunos, código que será regido pelos provedores dessas instituições. A UBI poderá vir a ter esse tipo de documento?
Pedro Pombo – Penso que essa é uma questão pertinente e interessante. Um documento dessa natureza é sempre bem vindo para todos, não só para os alunos. Mas com esse tipo de código, com toda a certeza que estes conheceriam melhor os seus direitos, os seus limites e os seus deveres. Não vejo qualquer problema no facto da UBI ser até uma das primeiras instituições a ter um código desses.

Urbi@Orbi – Dentro em breve vários conselhos pedagógicos vão começar a funcionar. Quais os assuntos que vão ser tratados de forma mais persistente pelo provedor?
Pedro Pombo – As eleições para todos esses órgãos decorreram até há bem pouco tempo e agora aguardo pelos representantes dos alunos e também por encontros de trabalhos com os estudantes das diversas faculdades para assim apresentar, em conjunto, as dificuldades sentidas, aos diversos presidentes.
A posição do provedor deve ser a de trabalhar em parceria com todos no sentido de colmatar algumas falhas e dar algumas respostas para resolver as dificuldades sentidas na relação entre aluno e professor. As dicotomias entre administrador e administrado e professor e aluno também devem ser esbatidas.



"Temos conseguido uma excelente taxa de resolução de problemas"


Data de publicação: 2009-12-29 00:01:00
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