Voltar à Página da edicao n. 519 de 2009-12-29
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 519 de 2009-12-29   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Covilhã, cidade-neve

Hotéis cheios para o fim de ano

Mais de mil euros é quanto um casal terá que pagar por um pacote de três dias para a passagem do ano em alguns hotéis da serra da Estrela. Ainda assim, o preço não é problema, pelo menos a julgar pela taxa de ocupação que, na maioria dos casos, atinge os 100 por cento.

> Paulo Braz

Apesar da tão propalada crise, as principais unidades hoteleiras estão cheias neste Reveillon. Em meados de Outubro, as reservas já atingiam os 50 por cento, mesmo sabendo que um quarto duplo rondava a módica quantia de mil euros. 

É o caso da mais recente unidade hoteleira, o H2otel, em Unhais da Serra, onde o pacote de três noites, 29 a 31 de Dezembro, custa 529 euros por pessoa em quarto duplo. Se a entrada for a 30, o preço baixa um pouco: 519 euros por pessoa também em quarto duplo. Segundo Luís Veiga do grupo I.M.B. Hotels, "o programa de fim de ano já está esgotado há quase dois meses". Este tipo de produto, o termalismo lúdico, "superou todas as expectativas, não só em procura como em gasto médio, por se tratar de um projecto inovador e, por isso, tem tido uma grande aceitação" sublinhou aquele responsável. A nova unidade tinha previsto para o ano de 2009 um número de clientes a rondar os 25 mil, mas nesta altura já passaram pelo H2otel cerca de 40 mil clientes.

Mais barata é a tarifa do Hotel de Turismo, (104 quartos), onde duas noites, 30 e 31, custam 342 euros por pessoa em quarto duplo. Se a entrada for só a 31, o preço desce para 233 euros. Aqui a lotação também está esgotada.

No maciço central da serra da Estrela, as duas emblemáticas unidades da Turistrela também já esgotaram. Este ano "um pouco mais tarde do que é habitual, mas desde o inicio do mês que estamos a 100%", referiu Artur Costa Pais, administrador da concessionária do Turismo da serra da Estrela. No Hotel Penhas da Saúde (79 quartos), um pacote de duas noites, 30 e 31, custa 495 euros por pessoa em quarto duplo. Na Varanda dos Carqueijais (60 quartos), os preços situam-se nos 445 euros por pessoa em quarto duplo e também por duas noites.

No que toca aos 28 chalés, com capacidade para seis pessoas cada, "não chegaram para as encomendas" diz  Artur Costa Pais.  "Se mais houvesse mais tinham sido alugados".  Isto apesar dos mil euros por duas noites, e só com alojamento.

Fora das unidades hoteleiras, o Turismo de Habitação e o Turismo Rural também são boas opções para o final de ano,  e são cada vez mais as famílias que procuram este tipo de alojamento associado ao descanso, sossego e à privacidade. Este anoa procura também está muito próxima dos 100 por cento. 

Apesar da crise, o turismo da região parece não ter razões de queixa. É que, a par da Madeira e do Algarve, a Serra da Estrela continua a ser um dos destinos mais procurados nesta altura do ano. A neve é o principal atractivo para milhares de visitantes que fazem do Inverno a época alta em toda a região.


Covilhã, cidade-neve
Covilhã, cidade-neve


Data de publicação: 2009-12-29 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior