Voltar à Página da edicao n. 521 de 2010-01-12
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 521 de 2010-01-12   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A comissão vai começar a trabalhar já esta semana

Miguel Castelo Branco preside comissão executiva

O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde foi escolhido para presidir a Comissão Executiva das comemorações do 140º aniversário da cidade da Covilhã. O médico e docente da UBI refere que esta é uma data para pensar o futuro da cidade.

> Eduardo Alves

A ligação à Universidade da Beira Interior e também ao Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) esteve em foco no discurso de Miguel Castelo Branco. Na cerimónia de tomada de posse da Comissão Executiva das comemorações do 140º aniversário da cidade da Covilhã, o médico e docente da UBI, lembra que este “é um tempo para pensara Covilhã e o futuro da cidade”.
O actual presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI preside agora também à comissão executiva. Um conjunto de personalidades de vários quadrantes que vão desenhar o programa de eventos que assinala os 140 anos de elevação a cidade da Covilhã. No salão nobre da autarquia covilhanense, o docente da UBI começou por sublinhar o potencial humano da equipa que tem até ao próximo mês de Abri para apresentar um conjunto de actividades e um plano para as celebrações de mais um aniversário. O médico explica que o grupo “é composto por pessoas de várias artes e ofícios que vão concentrar as suas capacidades na construção de um programa capaz de assinalar esta data da melhor forma”. Uma época que será “especial”, no entender do docente da UBI, até porque “deve marcar o presente e o futuro”. No entender do presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, o ano em que se assinala o 140º aniversário da Covilhã como cidade “vai ser muito importante para deixar marcas que possam perdurar no tempo e que permitam olhar para a urbe e para toda a sua história de uma forma mais eficaz”.
De entre os objectivos gerais desta comissão, Miguel Castelo Branco prende com seguir criar “uma visão da cidade e das gentes que vivem aqui, olhar para este presente com uma visão de futuro. Esse esforço e essa visão são parâmetros que têm de estar presentes em todo o trabalho”, adiantou. Na sua intervenção, o docente da UBI falou diversas vezes sobre “o vasto património intelectual que tem esta localidade”. Um património que, segundo o mesmo “tem de ser agora ainda mais explorado”.
Miguel Castelo Branco adianta que os trabalhos vão começar em breve e devem envolver toda a comunidade. Numa data com um significado deste tipo “todo o concelho deve estar presente”. O presidente da comissão executiva lembra também a importância de relembrar as figuras do passado e de como a cidade olhou para a sua envolvência natural e a soube aproveitar.
A comissão executiva para as celebrações dos 140 anos de elevação da Covilhã a cidade é presidida por Miguel Castelo-Branco Craveiro de Sousa e Luís Manuel Carreira Fiadeiro é o coordenador geral das comemorações. A comissão é ainda composta por José Pinheiro Fonseca, Pedro Miguel Santos Farromba, Maria Filomena Palma Cordeiro Pires de Figueiredo Gomes, Elisa Calado Pinheiro, José Eduardo Cavaco, Carlos Manuel Dias Madaleno, António João Pinto Pires, Pedro Jorge Rodrigues Cardoso Paiva, António Carreto Fidalgo, Merícia Maria Andrade dos Passos, Joaquim António Matias, Paulo Jorge Canaveira Alves Tourais, Jerónimo Carvalho Barata, Carlos do Carmo Martins, Victor Manuel Tomás Ferreira e Maria de Lurdes Pereira Batista Pinto Lourenço.


A comissão vai começar a trabalhar já esta semana
A comissão vai começar a trabalhar já esta semana


Data de publicação: 2010-01-12 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior