Voltar à Página da edicao n. 522 de 2010-01-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 522 de 2010-01-19   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O TMG apresenta uma mostra de quadros de Luís Gonçalves

TMG apresenta trabalhos de Luís Gonçalves

Os cinquenta anos de pintura de Luís Gonçalves vão ser assinalados pelo Teatro Municipal da Guarda com uma exposição de quadros. A mostra estará patente ao público até dia 14 de Março.

> Urbi

Abriu ao público, no passado dia 16, uma mostra na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. Trata-se de uma grande exposição retrospectiva de Luís Gonçalves. Considerado o pintor guardense com maior exposição nacional e internacional, é, ainda assim, um ilustre desconhecido na sua terra natal. A exposição intitula-se “Horizonte. 50 anos de pintura” foi inaugurada, com a presença do autor.
Luís Gonçalves nasce em 1936 na Guarda. Faz o liceu e tira o curso do Magistério Primário ao mesmo tempo que se evidenciam às suas tendências artísticas. Expõe pela primeira vez em 1954; a aguarela e a caricatura são, nessa época, as suas formas de expressão.
A partir de 1957 passa a viver e a trabalhar em Lisboa. Faz o curso complementar de pintura na E.S.B.A.L e parte para Itália como bolseiro da Fundação Gulbenkian, frequenta o curso do Magistério Profissional de Arte em Florença, faz o curso de arte Bizantina e Ravenana em Ravena e expõe no Centro de Encontro para Estrangeiros no Palácio Strozzi em Florença.
Expõe na maior parte dos salões de arte moderna realizados em Portugal, a partir de 1960 e toma parte em exposições internacionais como a VII Bienal de S. Paulo e na IV Bienal de Paris entre muitas outras nas décadas de 60 e 70.
Foi galardoado com os prémios “Roque Gameiro”, “Domingos Sequeira”, “Júlio Mardel” e outros mais.
Na segunda metade da década de 80 do século passado, a sua pintura sofre uma transformação evidente. Umbilicalmente ligado ao abstracto horizonte da “paisagem”, estrutura e geometria do invisível no plano do possível…
É a fase das pinturas de maiores dimensões, relacionadas com a Guarda, numa espécie de “retorno às origens” e dos quadros da série “Horizontes” que dão o título a esta exposição, 50 anos de pintura.
“O percurso de Luís Gonçalves sempre foi norteado por uma insatisfação constante; o autor nunca se deu por contentinho com o caminho achado, quis sempre mais, procurou, insubmisso, outros naipes; e, deste modo, vejo-o partir do informalismo abstracto, do tachisme (sei, mas não fui contemporâneo dessa vivência, que os primórdios de L.G. estribam-se na aguarela e na caricatura, tendo realizado a primeira mostra, na Guarda, em 1954), vejo-o, repito, a trabalhar o abstracto com uma souplesse e um arreganho indisfarçáveis”, refere o crítico Fernando Grade a propósito do artista plástico Luís Gonçalves. “Horizonte. 50 anos de pintura”, de Luís Gonçalves ficará patente no TMG até14 de Março e pode ser visitada de Terça a Domingo. A entrada é livre.

> eduardo_simoes @ hotmail . com em 2010-02-05 18:43:00
Os últimos quadros de Luís Gonçalves têm cor, vida, movimento. Nos primeiros, a cidade da Guarda, mostra a pujança do artista. A Sé, os telhados das casas, as ruas, deslumbram quem conhece a cidade. Recomenda-se a visita à exposição. O real e o imaginário, impresso nas telas, fazem sentir o confortável e a esperança da vida. C.S


O TMG apresenta uma mostra de quadros de Luís Gonçalves
O TMG apresenta uma mostra de quadros de Luís Gonçalves


Data de publicação: 2010-01-19 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior