Voltar à Página da edicao n. 522 de 2010-01-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 522 de 2010-01-19   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Seminário sobre Inovação e Gestão de IDI

Inovar para evoluir

A importância da inovação dentro nas empresas

> Monize Medeiros

O curso de Engenharia da UBI, em parceria com a Cotec, promoveu uma sessão de divulgação sobre Implementação e Certificação de Sistemas de Gestão de IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação, para alunos e profissionais de engenharia. A sessão contou com a participação de João Matias, professor da UBI,  e de Gouveia Leal, engenheiro da Cotec, uma associação nacional que reúne as cem principais empresas de Portugal dos mais diversos sectores.

Os assuntos abordados durante a sessão foram "O papel do Sistema de  Gestão de IDI dentro das empresas",  "Importância de Inovar e também a "Norma Portuguesa (NP) 4457: 2007".

De acordo com  Gouveia Leal, o IDI é um estímulo a dinamização de processos de gestão que visa melhorar o desenvolvimento interpessoal dentro das empresas, inovação de seus produtos, aumento da competitividade, maior cooperação entre colaboradores e melhor aplicação dos recursos de gestão. “A implementação e a certificação do sistema de gestão de IDI apresentam bons resultados não só nas grandes empresas, mas nas pequenas e médias também”, disse o engenheiro da Cotec.

João Matias abordou a importância das empresas inovarem.  De acordo com este docente da UBI, é necessário implementar uma  significativa melhoria de soluções ao nível dos produtos desenvolvidos pela empresa. “Não é preciso fazer inovação radical, basta ser significativa”, disse o professor, destacando ainda que Portugal tem apresentado nos últimos anos um grande salto em inovação, como novos produtos, serviços e modelos de negócios.


Seminário sobre Inovação e Gestão de IDI
Seminário sobre Inovação e Gestão de IDI


Data de publicação: 2010-01-19 00:00:01
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior