Voltar à Página da edicao n. 522 de 2010-01-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 522 de 2010-01-19   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
Local das reuniões públicas do executivo

Educação do concelho em discussão

A vereadora Graça Sardinha, eleita pelo PS nas autárquicas, focou na última reunião pública do executivo o tema da educação no município, criticando a falta de funcionários e material didáctico em algumas escolas do 1º ciclo.

> Bruno Sousa

A última sessão camarária teve como tema principal de discussão as condições da Escola do 1º ciclo de Verdelhos e da Escola de São Domingos. Segundo Graça Sardinha “a Escola do 1º ciclo de Verdelhos não tem um funcionário permanente” e “as escolas que não se encontram na sede de agrupamento não têm acesso a materiais didácticos necessários ao seu desenvolvimento, em especial a de São Domingos e a do Teixoso” reitera a eleita.
Pedro Silva, vereador do PSD, garantiu que “todas as escolas têm os auxiliares a que a lei obriga”,  e sublinhou o facto da câmara ter as suas obrigações cumpridas. Contudo, o mesmo chamou a atenção para o facto “dos agrupamentos serem os responsáveis pela distribuição e compra dos materiais didácticos”. Carlos Pinto, presidente do executivo, acrescentou que “a câmara é uma espécie de destinatário de todas as insuficiências do sistema e não pode responsabilizar-se por tudo”. Para finalizar, o líder partidário do PSD local afirmou que já foram gastos dois milhões de euros, sem comparticipação, na recuperação de escolas do concelho. 
Outro dos temas abordados foi o turismo na região. Será votada, na próxima sessão de câmara, uma proposta referente à criação de uma nova agência de turismo para a Covilhã. A proposta menciona também que "a câmara não irá aderir ao pólo turístico da Serra da Estrela devido à não identificação com os métodos e processos de trabalho que são efectuados na estrutura», disse Carlos Pinto. O presidente da autarquia argumenta que “a sistemática marginalização dos interesses da Covilhã quanto à promoção turística, o não reconhecimento do peso específico da porta de entrada na serra do nosso lado, e a ausência de quaisquer acções de promoção turística visíveis nos últimos anos” são as razões para não querer aderir a esse pólo turístico. João Correia, vereador do PS, “reserva a discussão para a votação final”, mas avança que “os socialistas têm profundas reservas na criação de tal agência”.
No final da sessão, foram focados mais dois pontos importantes para a cidade. Carlos Pinto está preocupado com o facto "do sanatório ainda não ter futuro à vista, pois o processo continua nas mãos da Enatur". O autarca menciona que “o projecto não foi aprovado por falta de documentos”. Quanto ao possível estágio da selecção nacional na “cidade neve”, está em estudo, mas nada está confirmado e Carlos Pinto avisa que “há alguém que está a pôr em causa a vinda da Selecção Nacional para a cidade por estar a falar de mais”.


Local das reuniões públicas do executivo
Local das reuniões públicas do executivo


Data de publicação: 2010-01-20 10:59:57
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior