Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
O Aerodrómo da Covilhã serve de base de apoio ao exercício militar

Covilhã em guerra

Grande parte da zona da Serra da Estrela está a ser utilizada para um exercício militar de larga escala. Preparar tropas para o Afeganistão é o principal objectivo desta actividade que dura até ao próximo dia 4.

> Eduardo Alves

O título pode parecer exagerado, mas quem se deslocar até à zona do Aeródromo da Covilhã e não tiver conhecimento do exercício militar que aí se realiza poderá poensar o mesmo.
A Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza, até dia 4 de Fevereiro, um exercício militar denominado “Real Thaw 2010”. Esta actividade conta com a participação de duas esquadras aéreas portuguesas, a 201 “Falcões” e a 301 “Jaguares”, quer também com esquadras dinamarquesas. No terreno estão militares das Forças Armadas Portuguesas, que são acompanhados por alguns militares americanos, espanhóis e também dinamarqueses.
Um vasto teste que decorre entre a Base Aérea de Monte Real e a Covilhã, no que respeita aos exercícios aéreos e a zona de Penamacor e Seia, nas actividades de terreno. Operacionalizar as tropas e distribuir recursos são alguns dos pontos-chave deste exercício. As actividades pretendem também preparar o contingente militar para as missões que decorrem no Afeganistão.
Segundo os responsáveis pelo exercício, as condições que podem ser encontradas em algumas zonas da serra são semelhantes ao teatro de operações que os militares encontram no Afeganistão, daí que a escolha tenha recaído na Estrela. Na Covilhã está montada uma base de apoio a Monte Real, de onde parte todo o comando da operação. A cidade neve recebeu vários helicópteros “Alouette III” e também outras aeronaves.
Na operação estão envolvidos diversos aviões F-16 e F-18, Hercules C130 e também um avião radar da Nato, para além dos helicópteros Alouette III e EH101-Merlin. Um exercício que conta com a participação de mais de mil militares e diversas viaturas que testam a capacidade de escolta de alvos lentos, escolta a colunas de viaturas terrestres de ajuda humanitária, apoio aéreo a forças terrestres em ambiente urbano, operações compostas de ataque aéreo, retirada de elementos militares e não-militares, com e sem ameaça aérea, apoio aéreo a operações especiais, lançamento de carga aérea e de pára-quedistas, busca e salvamento, operações aéreas em ambiente marítimo, assalto e protecção de aeródromos e trabalho com controladores aéreos tácticos.


O Aerodrómo da Covilhã serve de base de apoio ao exercício militar
O Aerodrómo da Covilhã serve de base de apoio ao exercício militar


Data de publicação: 2010-02-02 00:02:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior