Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
A freguesia do Ferro homenageou, mais uma vez, o seu patrono

Ferro vende “ramos”

A tradição voltou a marcar as festas da vila do Ferro. No passado fim-de-semana, aquela freguesia do concelho da Covilhã homenageou o Mártir São Sebastião com várias actividades religiosas e culturais.

> Eduardo Alves

O profano e o sagrado confundem-se nas festas do Mártir São Sebastião. No passado fim-de-semana, o Ferro celebrou a festa ao seu patrono e a arrematação do ramo foi ponto alto das celebrações.
Um dia que começou com a procissão e missa solene e seguiu-se a festa popular. Pelo segundo ano consecutivo foi oferecido aos populares chouriça assada, pão e vinho. Este ano, a festa foi realizada no dia 31 de Janeiro, como forma de relembrar o dia em que São. Sebastião foi assassinado pelos romanos por se proclamar venerador da doutrina cristã.
A arruada de bombos acordou a freguesia a serviu de chamariz aos populares que vieram comer o “bodo”, no Parque de Feiras do Ferro. Durante a tarde foi também aqui que se deu continuidade a uma das mais ancestrais iniciativas, a venda do ramo.
Durante a preparação das festas, um conjunto de homens percorre as casas da localidade que oferecem produtos tradicionais para o santo, como enchidos, azeite, vinho, pão, bacalhau e outros. No dia das festas, estas oferendas são colocadas de diferentes ramos e são depois leiloadas por entre os populares. Um gesto que envolve sempre muitos populares que esperam promover o seu “ramo”.
O dia não acaba sem a merenda, com a organização a oferecer aos populares diversos petiscos assados, pão caseiro e vinho da freguesia.


A freguesia do Ferro homenageou, mais uma vez, o seu patrono
A freguesia do Ferro homenageou, mais uma vez, o seu patrono


Data de publicação: 2010-02-02 00:01:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior