Voltar à Página da edicao n. 524 de 2010-02-02
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 524 de 2010-02-02   Estatuto EditorialEquipaO Urbi ErrouContactoArquivo •  
> <strong>João Queiroz</strong><br />

Um exemplo de inovação

> João Queiroz

No meio académico actual a palavra inovação é cada vez mais usual. As grandes apostas das universidades passam por descobrir novas soluções nas diferentes áreas, através da investigação.
A Universidade da Beira Interior tem no seu jornal online um bom exemplo de sucesso de um projecto inovador. O Urbi et Orbi, que agora assinala dez anos, assume-se como uma prova da capacidade que a instituição têm em conseguir levar por diante programas inovadores e os manter vivos durante largos períodos de tempo.
Quando ainda muitos dos jornais não possuíam edição online, quando a Internet começava a ganhar alguma importância no sistema mediático, António Fidalgo, fundador do Urbi e um conjunto de colaboradores onde se incluem docentes, funcionários e alunos, souberam apostar neste meio e com ele fazer vingar um projecto que hoje é um dos espelhos da instituição para o mundo exterior.
Este é o jornal online mais antigo das universidades portuguesas. Depois da UBI, outras instituições seguiram o mesmo rumo numa prova de que a aposta da nossa instituição estava certa. A UBI orgulha-se de ter sido percursora na área do jornalismo online.
Passada uma década, a primeira de muitas que, estou convicto, se vão seguir, o Urbi continua a ser um meio privilegiado de informação para a UBI e para o mundo. Mas é também uma referência pedagógica, uma vez que este projecto está ao serviço dos alunos e serve de plataforma de aprendizagem para os futuros profissionais. Plataforma que faz jus à aposta que a UBI faz no ensino centrado no aluno, realizado através da auto-aprendizagem de conteúdos. O Urbi é pois um instrumento dessa aprendizagem para os alunos da área de Ciências da Comunicação.
A instituição é feita pelos seus recursos humanos e pelas suas capacidades. O nosso jornal é feito de tudo aquilo que a instituição é capaz de produzir. A história recente da academia compõe os arquivos desta publicação numa prova clara do serviço que o Urbi presta à comunidade.
Para o futuro espera-se a continuidade na inovação, na experimentação e descoberta de novas formas de comunicação e de produção de conteúdos noticiosos e sobretudo, na projecção do trabalho global que é feito na Universidade da Beira Interior. Nesta hora de festa, cabe-me desejar ao fundador do jornal, aos seus directores e a todos os que semanalmente o produzem, especialmente os alunos, os meus sinceros votos de felicidades e parabéns.

Reitor da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2010-02-02 00:05:00
Voltar à Página principal

Multimédia

2009 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior