Nelson Silva ree...
Home Região
Nelson Silva reeleito na Mutualista Covilhanense

Urbi em quarta, 14 de dezembro de 2022

Os novos órgãos associativos da Mutualista Covilhanense tomam posse em janeiro.

Ato eleitoral decorreu no passado sábado, 10 de dezembro
Ato eleitoral decorreu no passado sábado, 10 de dezembro

Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, foi reeleito no sábado, 10 de dezembro, para aquele que será o seu quarto mandato à frente dos destinos da associação, encabeçando a lista “Mutualista com Futuro”, a única que se apresentou às eleições para os órgãos associativos para o quadriénio 2022-26. O ato eleitoral contou, pela primeira vez, com mesas de voto fora da sede e da Covilhã, localizadas em Trigais e na Barroca Grande, para dar a oportunidade aos associados que residem longe da sede do concelho de votarem sem terem de se deslocar.

Outra das novidades destas eleições está em várias alterações estatutárias impostas pelo novo Código das Associações Mutualistas que entram agora em vigor, nomeadamente ao nível do funcionamento dos órgãos, com destaque para os mandatos passarem de três anos de duração para quatro e de a Direção ter a partir deste mandato a designação de Conselho de Administração, com um presidente e quatro vogais. Na equipa que acompanha Nelson Silva mantêm-se Fernando Alexandre, António Rebordão e António Valezim, sendo que o único nome novo é o de Filipe Fabião, que transita de suplente da Direção no mandato que agora termina para eleito efetivo do Conselho de Administração.

João Morgado continua a presidir à Assembleia Geral, órgão no qual continuam Sara Rebordão e Paula Charro como secretárias. Quanto ao Conselho Fiscal, passa a ser presidido por Tânia Correia, que também já era suplente (da Direção), acompanhada pelos vogais Ricardo Quelhas e Mário Mouro, ambos reeleitos para o órgão. 

Os novos órgãos associativos da Mutualista Covilhanense tomam posse em janeiro. Nelson Silva fala num próximo mandato “de continuidade em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014 e também de crescente foco nos associados”. Destas eleições, Nelson Silva destaca sobretudo as mesas de voto que funcionaram em Trigais e na Barroca Grande, esta última para servir os associados que residem em toda a zona do couto mineiro: “Temos já cerca de 500 associados nas localidades servidas pela Unidade Móvel de Saúde, pelo que se começa a justificar a existência de mesas de voto nas freguesias rurais onde atuamos, para além da que funciona sempre na sede”.

A Mutualista Covilhanense tem atualmente cerca de 3400 associados ativos e atua fundamentalmente em três áreas: Saúde, com o Centro Clínico, Farmácia e Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológica; Apoio à 3ª Idade, através da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário; e Migrações, com o Balcão do Migrante, a Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA) e o Apartamento de Autonomização para jovens refugiados.

GeoUrbi
GeoUrbi: 
Nelson Silva reeleito na Mutualista Covilhanense