A pista do aeródromo da Covilhã viu agora “aterrar” um conjunto de máquinas de escavação e outras que dão início aos trabalhos de construção do novo data center da Portugal Telecom. Depois de várias datas avançadas, quer pela telefónica portuguesa, quer pela autarquia local, o último dia de Abril foi o primeiro da construção desta estrutura.
Este será um dos maiores data centers do mundo e a primeira fase deverá estar concluída no final do ano. Recorde-se que todo o complexo apresentado pela Portugal Telecom, a quem a autarquia serrana cedeu o antigo aeródromo, é composto por quatro módulos que integram todos os equipamentos. Contudo, apenas um deverá estar concluído até ao final de 2012 e deverá ser com essa unidade que arranca a nova estrutura. Gradualmente vão sendo construídos os restantes módulos deste novo parque.
No passado mês de Março, responsáveis da Portugal Telecom em visita à Universidade da Beira Interior mostraram grande esperança nesta nova aposta da empresa. Segundo as mesmas fontes, é na “cidade neve” que vão ficar centralizados diversos serviços da PT disponibilizados para a Europa. A isto junta-se “uma forte capacidade de crescimento em várias áreas e a experimentação de novas tecnologias”. Nesse sentido, a ligação à Universidade da Beira Interior irá ser reforçada com diversas formações direcionadas para este tipo de estruturas, para além do apoio e promoção de investigações e tese de mestrado e doutoramento.
Todo o complexo foi apresentado no passado dia 21 de Outubro e desde então que se esperava pelo arranque dos trabalhos. O investimento de 90 milhões de euros servirá para construir as quatro estruturas principais e todas as ligações que lhe fornecem apoio a este centro de supervisão e gestão de redes e serviços, ao longo de uma área de implementação de 75 mil metros quadrados.