Pela primeira vez na sua história, a Shell Eco Marathon decorreu num circuito urbano. As ruas de Roterdão transformaram-se, na última semana, em pista de competição para as centenas de protótipos desenvolvidas em universidades de todo o mundo. Tratam-se de veículos automóveis concebidos para percorrer o maior número de quilómetros com o menor consumo de combustível.
A academia tem vindo a marcar presença há já vários anos nesta prova que pela primeira vez decorreu num circuito urbano. Fernando Santos, docente do Departamento de Eletromecânica, é um dos responsáveis a integrar a equipa que conta ainda com Paulo Fael e José Páscoa, docentes e os alunos André Figueiredo, André Oliveira, Emanuel Bastos, Fábio Teixeira, Jorge Gaspar e Serafim Pinto. O docente explica que todo o percurso decorreu em torno do parque de exposições de Ahoy Roterdão e contou com a presença de milhares de espetadores.
O protótipo da UBI, que ganhou já este ano, uma competição similar em Madrid, consegue agora um excelente quarto lugar, na categoria a que se propôs, neste caso, Urban Concept. O veículo que está equipado com um motor de combustão a gasolina conseguiu o quatro lugar, tendo sido doo poucos a passar numa rigorosa inspeção técnica requerida nesta competição.
Para os membros da UBI esta é “uma das maiores mostras de fiabilidade do conceito”. Prova de que o trabalho tem vindo a ganhar cada vez mais consistência e desenvolvimento. “De realçar que o projeto é essencialmente pedagógico e tem servido para muitas aplicações práticas da teoria e da investigação da UBI”. Fernando Santos sublinha de forma bastante sentida “o empenho demonstrado na muitas horas dedicadas ao UBICar por todos os alunos integrados no projeto”. Em relação aos consumos, o docente do DEM atesta que “estes acabaram algo descompensados pelo traçado do próprio circuito que apresentava cinco curvas de 90 graus ao que se juntou um forte atrito do piso”. Mesmo com todas estas condicionantes, o carro da academia conseguiu participar e concluir as quatro mangas da sua prova.
Este ano, a prova contou com três mil estudantes e 200 equipas de 24 países que competiram nas provas de diesel, etanol, eletricidade, hidrogénio, gasolina e solar. Na edição de 2012, a Shell promoveu também um conjunto de exposições pedagógicas dedicadas às energias alternativas e uma interação com público com a zona da paddock, onde as várias equipas preparavam os seus carros. A aposta da equipa passa agora pela melhoria técnica do veículo por forma a voltar a Ahoy no próximo ano com expectativas mais elevadas.