Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Marco Saldanha eleito presidente da AAUBI
Rodolfo Pinto Silva · quarta, 25 de dezembro de 2013 · UBI O estudante de mestrado era tesoureiro do anterior elenco e quer apostar numa política de continuidade ao longo do mandato |
O aluno de Mestrado de Economia vai liderar a AAUBI no próximo ano |
21960 visitas Marco Saldanha, 22 anos, aluno do segundo ano do Mestrado de Economia, sucede a Pedro Bernardo na liderança da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Nas eleições que decorreram na quinta-feira, dia 19, o novo dirigente estudantil liderou a única lista que se apresentou a votos. O novo presidente da AAUBI aposta num projecto de continuidade relativamente ao que foi desenvolvido pelo anterior elenco directivo, do qual fazia parte como tesoureiro. No Programa eleitoral, Mário Saldanha dava conta desta ideia, manifestando a vontade de “reafirmar o projecto que devolveu a Associação Académica aos estudantes”. A experiência acumulada enquanto presidente do Núcleo de Estudantes de Economia, juntamente com o recrutamento de alguns elementos da direcção de Pedro Bernardo, fazem com que os novos dirigentes da AAUBI “tenham consciência plena da responsabilidade do momento”, acrescenta ainda, referindo-se ao estado actual do país e do ensino superior. Uma situação que exige atenção especial na área da acção social. Os dirigentes da AAUBI pretendem “possibilitar um maior e melhor acompanhamento dos estudantes carenciados de forma a garantir a sua permanência na UBI”. Uma das ideias que podem ser implementadas nesta área é “a criação de um «fundraising» para que as pessoas, empresas e instituições possam doar recursos que revertam a favor do Fundo de Apoio Social da UBI”. A Lista C+ apresentou aos estudantes um programa eleitoral que propõe intervir ainda em áreas como finanças e administração, núcleos e faculdades, pedagogia, política educativa, emprego, relações públicas, comunicação e imagem, cultura e desporto. Mário Saldanha será assessorado por dois vice-presidentes. Miguel Castello-Branco, 23 anos, aluno de Ciências da Comunicação, é o vice-presidente Adjunto, enquanto Gonçalo Camarinhas, 22 anos, estudante do Mestrado em Empreendedorismo e criação de empresas, assume a vice-presidência para a Política Externa. Ainda na eleição de quinta-feira, Joana Vaz, 21 anos, a frequentar a licenciatura de Ciências Políticas e Relações Internacionais foi eleita presidente da Mesa da Assembleia Geral e Diogo Oliveira, 21 anos, em Mestrado em engenharia informática, foi escolhido pelos alunos pera presidir ao Conselho Fiscal. Ambos concorreram sem oposição aos órgãos que presidir ao longo do ano civil de 2014.
ABSTENÇÃO RONDOU OS 86 POR CENTO De acordo com os resultados tornados públicos pela AAUBI dirigiram-se às urnas 925 estudantes, num universo de 6 742 estudantes com direito de voto, ou seja, verificou-se uma adesão de 13,7 por cento. “Estes valores traduzem-se numa abstenção 86,3 por cento de abstenção”, refere a Comissão Eleitoral da Associação Académica. A Lista C+ de Mário Saldanha foi eleita com 841 votos válidos. Registaram-se 27 votos nulos e 57 brancos.
|
GeoURBI:
|