Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
Garraiada regressa à freguesia do Ferro
Sónia Pereira · quarta, 29 de outubro de 2014 · Continuado Na Recepção ao Caloiro de 2014 a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) levou a Garraiada de volta às origens. Na freguesia do Ferro o segundo dia de festa académica ficou ainda marcado pela actuação de Tiago Silva. |
Garraiada na freguesia do Ferro |
22012 visitas
Depois de no ano passado a cidade da Covilhã ter acolhido a tradicional Garraiada, na edição de 2014 a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) fez regressar o evento a uma das freguesias do concelho. A vila do Ferro voltou, dois anos depois, a ser escolhida, e no dia 19 de Outubro foram muitos os que marcaram presença naquela localidade.
Mantendo uma tradição que já dura há algumas décadas, mas que esteve interrompida durante anos, a organização montou uma pequena arena, reuniu todas as condições de segurança e deu assim o mote para uma tarde-noite de muita animação.
Entre estudantes e pessoas da terra, muitos foram aqueles que não quiseram perder a oportunidade de assistir a este "espectáculo" ao vivo. O primeiro animal entrou na arena por volta das cinco da tarde e com ele começava a "festa taurina", que se prolongou pela noite dentro. No total foram seis as "vacas" lançadas na arena.
Para enfrentar os garraios é preciso coragem e esta não faltou pelos lado do Ferro. Durante toda a tarde foram muitos os "forcados" que entraram em cena e procuraram fazer frente aos animais. "Diverti-me imenso. Claro que se tem sempre um certo receio, mas acima de tudo estamos aqui para nos divertirmos e aproveitarmos e é isso que estamos a fazer", afirmou Sandro Gonçalves, um dos espectadores que não perdeu a oportunidade de participar numa "pega".
Mas o segundo dia da Recepção ao Caloiro 2014 não se fez apenas de vacas e tentativas de "pegas". O vinho também marcou presença e ajudou a animar a noite dos estudantes que continuou ao som da música.
A actuação de Tiago Silva fez as delícias da comunidade estudantil mas também de um público mais jovem, que este ano passou pelo evento. Margarida Pinto, de apenas 13 anos, foi uma das jovens que aproveitou para festejar. "Espero que para o ano voltem a fazer isto aqui, porque posso vir com as minhas amigas e divertir-me. E como é na nossa freguesia, os nossos pais estão mais à vontade e mais seguros para nos deixarem estar até um bocado mais tarde", explica a jovem.
No final da noite o Presidente da AAUBI, Marco Saldanha, mostrou-se satisfeito com a realização de mais uma Garraiada e destacou o espírito de convívio que marcou o evento. Depois da Serenata no Calvário e da Garraiada na freguesia do Ferro, a Recepção ao Caloiro 2014 instalou-se em definitivo no Pavilhão da ANIL para seis dias de festa académica.
|
Palavras-chave/Tags:
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|