Jornal Online da UBI, da Região e do RestoDirectora: Anabela Gradim |
"Esta foi das melhores Semanas Académicas dos últimos anos"
Rafael Mangana · quarta, 26 de abril de 2017 · UBI Decorreu, de 18 a 22 de abril, a Semana Académica 2017 da UBI. Em declarações ao Urbi et Orbi, o coordenador da secção recreativa da Associação Académica faz um balanço "muito positivo" da edição que atraiu mais de 10 mil pessoas. |
Passaram pelo pavilhão da ANIL mais de 10 mil pessoas. Foto: Cláudio Gonçalves |
21988 visitas "Foi, sem dúvida, das melhores Semanas Académicas dos últimos anos", garante o coordenador da secção recreativa da Associação Académica da UBI (AAUBI). "Tivemos uma adesão muito forte todos os dias, conseguimos bater recordes, conseguimos ter médias de consumo mais altas e achamos que o facto de termos baixado o valor dos bilhetes foi o principal motivo para isso acontecer", considera Pedro Gouveia. "Em particular, nos dias 19,20 e 21 tivemos casas muito superiores aos outros anos, as melhores casas dos eventos das Semanas Académicas, casas comparadas às da Receção ao Caloiro que, por norma, é o evento mais forte", sublinha o dirigente estudantil. A Semana Académica 2017 arrancou no Largo do Calvário na terça-feira, 18 de abril, com a tradicional serenata, pelo Grupo de Fados da UBI. O sempre concorrido "Arraial da Cerveja" foi a 19 de abril, com a animação a cargo de Mastiksoul, Virgílio Faleiro, Tuna Orquestra Académica Já b’UBI e Tokuskopus, As Moçoilas e do vencedor do concurso de DJ’s. No dia seguinte subiram ao palco da ANIL, Virgul, Sugar Daddy’s, Encantatuna e a banda vencedora do concurso de bandas. Sexta-feira foi a vez de Regula, Slimcutz+ACE (Mind a Gap), C’a Tuna aos Saltos, Tuna-Mus e Dj Mamede. A semana Académica encerrou no sábado, dia 22, tendo tido como cabeças de cartaz o grupo Os Azeitonas, para além de uma banda de tributo a Jorge Palma, a banda que ficou em segundo lugar no concurso de bandas e Dilcio. No total, passaram pelo pavilhão da ANIL mais de 10 mil pessoas. Tendo havido um equilíbrio de afluência de pessoas ao longo de todas as noites, a de 19 – do "Arraial da Cerveja" – foi a que mais pessoas atraiu ao recinto: cerca de 4.000. Foram consumidos, só na noite do Arraial 149 barris de 50 litros de cerveja, num total de 7.450 litros. Quanto à vertente financeira, e sem adiantar números, o coordenador da secção recreativa da AAUBI, acredita que "poderemos estar a falar de um lucro significativo para reduzir parte do passivo". Pedro Gouveia sublinha que a Associação acabou por conseguir "influenciar positivamente a economia dos nossos estudantes e com isso reduzir também o nosso passivo, o que prova também a ideia com que nós nos candidatámos, que por vezes políticas de contenção financeira não são a resposta para tudo". De referir que, com a baixa de preços (os bilhetes gerais custavam 19.90 euros par sócios da AAUBI e 24.90 para não sócios), a procura acabou por ser maior, com os bilhetes gerais a esgotarem por duas vezes, daí que a política seja para manter já para a próxima Receção ao Caloiro, no início do ano letivo 2017/2018. "Na Receção ao Caloiro são mais dias, seguramente que o preço não poderá ser este, mas iremos manter a linha dos preços baixos, dos preços muito mais baixos comparados com o passado, porque notámos que são apostas ganhas", defende Pedro Gouveia. A vertente de ação social também não foi esquecida. Alunos com mais dificuldades económicas tiveram oportunidade de aceder ao backstage e conhecer os artistas, para além da oferta do bilhete geral, em troca de colaboração durante a Semana Académica. "Optámos sempre, numa primeira fase, por colaboradores bolseiros dos SASUBI, ou seja, aqueles que porventura têm mais dificuldades financeiras. Tentámos sempre que tivessem acesso ao programa de festas connosco e a trabalharem connosco de uma forma mais próxima", explica Pedro Gouveia. Por outro lado, a AAUBI promoveu o programa "arredonda", em que cada pessoa podia doar 10 cêntimos, arredondando o preço do seu bilhete geral. Este valor revertia para a Instinto - Associação Protetora de Animais da Covilhã. "Foi um êxito absoluto, porque cerca de 92 por cento dos bilhetes gerais vendidos tiveram o seu valor arredondado", revela o elemento da AAUBI. |
Artigos relacionados:
GeoURBI:
|